Banho de Imersão

Durante o banho não pense em deixar o bebê um segundo sequer sozinho. Não delegue essa tarefa a uma outra criança.

O banho de imersão pode ser dado na bacia ou na banheirinha. Os primeiros banhos em casa não precisam ser demorados. Basta que o recém-nascido fique na banheira tempo suficiente para tirar a sujeirinha e a pele descamada que se acumula no corpo.

Muitos pais têm a oportunidade de acompanhar o banho do bebê na maternidade recebendo orientação dos enfermeiros. Essa demonstração deixa os pais mais seguros e confiantes para dar o banho em casa.

ATENÇÃO! Antes de prosseguir certifique-se de você verificou a  temperatura ideal da água para o banho do bebê.

Depois de organizar o espaço e deixar tudo o que vai necessitar ao seu alcance, tire as roupinhas do pequenino, deixando apenas a fralda, e envolva-o em uma toalha prendendo delicadamente seus bracinhos. Se ele ficar muito solto, vai se sentir desprotegido e a tendência é que chore mais. Incline a cabeça dele sobre a banheira e lave a cabeça e o rosto sem colocá-lo dentro da água. Não use nenhum sabão na face, apenas água limpa. Passe a mão delicadamente nos olhinhos para tirar toda a sujeira. Finalize essa etapa secando a cabeça e o rostinho.

Retire a fralda do bebê e, antes de colocá-lo na banheira, limpe bem o seu bumbum com algodão umedecido para não sujar a água do banho. Para lavar o corpinho, o bebê deve ficar imerso na água e virado de frente. Comece a limpar com água e sabão neutro, o peito, a barriga, as perninhas, o umbigo e os bracinhos. Depois de ensaboar levemente, vá jogando pequenas porções de água. Vire a criança de costas e repita o mesmo processo na parte de trás. Não esfregue o sabonete diretamente na pele do bebê.

Algumas regiões do corpo do recém-nascido precisam de atenção especial durante o banho, como as partes que ficam em contato com a fralda, os genitais, as mãos, os pés. É verdade que nos primeiros dias de vida, o bebê não se suja muito, mas alguns cantinhos do seu corpo acumulam sujeira e o felpo da roupa. Portanto, não esqueça de lavar bem as dobrinhas, as axilas, o pescoço, entre os dedos e a parte de trás da orelha. Em todos os banhos a faxina precisa ser completa.

Assista o vídeo do Banho do Bebê Recém-Nascido