Uso de chupeta, dedo e os danos para os dentes!

Crianças que chupam dedo ou chupeta devem receber maior atenção do ortodontista para que a arcada dentária se desenvolva sem problemas

A sucção é muito importante para as crianças até 2 anos de idade e em algumas delas, a necessidade de sucção é maior, logo surge o hábito de chupeta ou de chupar o dedo. Maus hábitos bucais, quando presente em período prolongado, geram desequilíbrio na formação das arcadas dentárias, principalmente a mordida aberta na região anterior e o desequilíbrio anterior entre as arcadas dentárias (maxila e mandíbula).

Bebê chupando o dedo - Foto: Brocreative/Shutterstock.com

Na falta de opção entre chupar chupeta ou não, os pais devem optar por uma chupeta com bico em formato anatômico, pois se adapta melhor a cavidade bucal da criança, ajustando-se ao céu da boca e à língua, acompanhando o movimento de sucção. Os pais não devem colocar cordão, corrente ou fralda pendurados na argola da chupeta, pois além de gerar um risco de estrangulamento, também causa um aumento de peso na chupeta, provocando maior pressão nas estruturas das cavidades bucais, gerando más formações durante o crescimento dessas estruturas. Devem ser observados também, os tamanhos existentes de chupeta, pois devem acompanhar o desenvolvimento craniofacial da criança.

O papel do ortodontista é acompanhar a evolução das arcadas dentárias desde o nascimento dos primeiros dentes até o término do desenvolvimento do crescimento ósseo. O ortodontista pode diagnosticar problemas de erupções dentárias, de desenvolvimento anterior e transversal da mandíbula, e intervir de forma preventiva e interceptativa para que os problemas decorrentes de maus hábitos não se tornem definitivos após a criança chegar ao final do crescimento.

Uma vez instalado o problema ortodôntico que pode ser exemplificado por meio de uma mordida cruzada ou uma mordida aberta, o ortodontista deve intervir com aparelhos ortopédicos, na finalidade de restabelecer o crescimento e a relação corretos entre as arcadas dentárias. Estes mesmos aparelhos podem ser usados com o intuito de dificultar, de alguma forma, o hábito nocivo de sucção de chupeta ou dedo, a fim de que a criança perca também o interesse de continuar com esse hábito. Assim o aparelho pode ser usado como reeducativo ou interceptativo no tratamento ortodôntico.

Dra. Andrea Martinez

Dra. Andrea Martinez
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Veja Perfil Completo

 

Esta página foi publicada em: 19/02/2014.

Mais deste AUTOR:

Comentários

Mili

Meu pequeno Heitor adora a chupeta mas quando está distraído com alguma outra coisa nem liga, rs o meu problema maior é na hora de dormir ele fica tirando e colocando a bendita da chupeta na boca e nada de dormir, até o sono vence lo e ele capotar rs eu queria tirar ela mas percebo que de madrugada se ele perder a bendita ele acorda doido atras dela e não dorme mais. O que eu faço??

Rose Santos

MEU FILHO TODA VEZ QUE EU FAZIA ECOGRAFIA ELE TAVA COM O DEDO NA BOCA, NASCEU CHUPANDO DEDO PRA TIRAR DEI CHUPETA HOJE COM 1 ANO E 10 MESES TO TENTANDO TIRAR A CHUPETA ANTES DE COMPLETAR 2 ANOS SEMPRE ESCONDO, NA RUA NUNCA DEIXO FICAR DE CHUPETA TO CERTA FAZENDO ASSIM.

Cristiana

Dra, minha bb tem 4 meses e está chupando demais o dedo, ela não pega chupeta de jeito nenhum. Percebo que está até com preguiça de mamar o resto do leite no peito. Sempre que posso tiro o dedo da boca, mas o que eu faço? Me ajude.

Kelly

Meu filho tem 1 ano e 8 meses e chupas os dois dedos da mao esquerda, ja tentei varios metodos para ele parar mas nao parou, esses dedos tbm prejudica muito a arcaria dentaria?

TheElyne

Meu filho está com dois meses. e desde que nasceu tem o costume de levar a mão a boca quando não consegue ele fica chupando a lingua, eu queria saber se quando ele crescer ele pode continuar com esses hábitos ou isso é coisa de bebê mesmo?

Manu

minha filha está com um ano e chupa dedo coloquei luva quando menor coloquei luva chupava do mesmo jeito, agora o pediatra disse pra ficar tirando o dedo toda vez que ela põe na boca de madrugada escuto ela chupando o dedo, tem jeito, tenho uma amiga que o marido dela disse que ela chupa dedo.

Dra. Andrea Martinez

Olá Manu, bom dia!
Quem tem o estímulo de levar o dedo à boca, o ideal é tirar sempre. Na medida do possível vá tirando aos poucos para que sua filha perca o hábito. Durante o dia, dê objetos, brinquedos para que ela esqueça do dedo.
À noite, sempre que possível vá tirando o dedo da boca dela.

Fabricinha

Olá a minha filha tem 3 meses, quando tinha poucos dias de nascida chupava chupeta então decidi tirar quando fez um mês, e agora q fez 3 meses aprendeu a chupar os dois dedos, o indicador e o médio.
Nesse caso o que devo fazer voltar a dar a chupeta ou não.?

Helena

Eu não gosto do uso da chupeta, mas eu usei até os 9 anos de idade e nunca tive nenhum problema dentário e pelo contrário meus dentes são perfeitos.

Amor de vovó

Olá.....
tudo bem?
que informação instrutiva e bem clara para tirar todas as nossa dúvidas.
Parabéns!!!
trabalho em uma creche de crianças de 04 meses a 4 anos, o que mais tem é uso de chupeta com fralda, paninho etc...teria como uma palestra com os pais? sei que deve ter agenda super lotada, mais quem sabe...agradeço pela compreensão e colabraração.

Dra. Andrea Martinez

Amor de vovó, tudo bem?
Obrigada pela confiança e interesse em nossos profissionais!
Seria um prazer visitar sua creche, favor entrar em contato conosco pelos telefones e e-mail abaixo:
(11) 3832-1062 / 3832-1063
E-mail: tais@clinicavillavita.com.br
Falar com Tais
Obrigada!

Lidi

Meu filho tem 2 anos e 7 meses. Não chupa chupeta e nem dedo, mas chupa o paninho de boca (só dorme chupando o paninho). Tem algum problema?

Pesquise aqui
 
Depoimento