Pesquisar

Tratamentos para Gestantes e Lactantes

Muitos procedimentos estéticos são proibidos durante a gravidez, enquanto outros são liberados com algumas restrições

publicidade
Durante o período gestacional, os cuidados com o corpo e a saúde têm de ser redobrados. Isso porque, nesta fase, a mulher apresenta muitas restrições quanto aos tipos de medicamentos dos quais pode fazer uso, o que torna o tratamento de uma simples irritação de pele, por exemplo, mais complexo e delicado, afirma a Drª Poliane Cardoso.

Por conta disso, muitos procedimentos estéticos são proibidos durante a gravidez, enquanto outros são liberados com algumas restrições. A gestação é um momento de muitas mudanças físicas e psicológicas. A grávida pode e deve fazer tratamentos para melhorar sua estética.

Tratamentos estéticos para gestantes e lactantes - Foto: pressfoto / Freepik

Tratamentos permitidos na gravidez:

Limpeza de pele
Pode ser feita sem problema. De preferência com produtos hipoalergênicos.

Hidratação capilar
Não há restrições. O ideal, porém, é evitar a raiz, já que essa parte do cabelo tende a ficar mais oleosa durante a gestação por conta de alterações hormonais.

Tratamentos que requerem cautela na gravidez:

Peeling
O ácido retinoico não deve ser utilizado, pois há risco de irritação da pele e de aparecimento de manchas. A gestante pode optar pelo peeling de cristal, com esfoliação leve da pele.

Drenagem linfática
Pode ser realizada a partir do 4º mês. A mulher tem de receber a autorização do médico e só deve fazer o procedimento com um terapeuta especializado em gestantes, pois a pressão exercida deve ser menos intensa do que na drenagem linfática comum.

Cremes de tratamento
O obstetra deve ter conhecimento de todos os cosméticos utilizados, pois alguns podem conter ácidos ou substâncias para clareamento que são contraindicadas. O ideal é usar apenas os produtos indicados pelo seu médico, com formulação especifica para seu tipo de pele – seca, oleosa ou mista. Algumas substâncias podem ser absorvidas pelo corpo e trazer riscos para o feto.

Cremes hidratantes
Podem ser utilizados, porém deve-se evitar a hidratação dos mamilos para que eles não fiquem muito sensíveis e com predisposição a rachaduras durante a amamentação.

Massagem relaxante
Pode ser feita, mas é de extrema importância que o terapeuta que irá realizar o procedimento domine o assunto e esteja habituado a trabalhar com gestantes.

Tratamento contra acne
Pode ser realizado com produtos formulados especificamente para gestante, que não contenham substâncias que possam provocar danos ao bebê. Consulte seu médico para saber qual poderá ser usado.

Drª Poliane Cardoso é dermatologista, fisioterapeuta, esteticista, professora, palestrante e sócia-diretora da rede Ares Estética.
publicidade
publicidade