Sintomas de Gravidez

Primeiros sintomas de gravidez

Se alguém tem problemas digestivos, como náuseas e vômitos, o médico especialista em gastrointestinal é logo lembrado. Algumas mulheres procuram o ginecologista quando há problema com a menstruação ou alteração das mamas. Já o neurologista surge quando o sono está bem desregulado.

O "problema" é quando todos esses sintomas se encontram numa mesma pessoa e num mesmo período. Preste muita atenção, pode não estar nada errado, mas, sim, uma nova vida se formando em sua barriga.

Os principais sintomas da gravidez são:

  • Menstruação atrasada
  • Inchaço nas mamas
  • Cansaço e fadiga
  • Náusea e enjoo, principalmente pela manhã
  • Dores nas costas
  • Dores de cabeça
  • Urina frequente (já após a sexta semana)
Nem todas as mulheres terão todos os sintomas ao mesmo tempo ou na mesma ordem.

Algumas mulheres já sentem sintomas de sua gravidez logo após a concepção do óvulo e outras começam a desconfiar somente quando sua menstruação atrasa. Nem todas as mulheres sentem todos os sintomas; outras nem sintomas sentem, somente o atraso da menstruação.

Uma das primeiras alterações que ocorre no corpo da mais nova mamãe é o inchaço e maior sensibilidade dos seios. Esse sintoma pode aparecer antes mesmo da mulher confirmar o atraso na menstruação. Os mamilos também escurecem. Esses são sinais de que os seios estão se preparando para a amamentação. Essas alterações nos seios são causadas por um aumento nos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona.

Outro sintoma que pode ocorrer antes do atraso da menstruação é o cansaço e a sonolência. O corpo da mulher está todo voltado para trabalhar a favor do pleno desenvolvimento do feto e deixa pouca energia para a futura mamãe, ocasionando sono e fadiga. A mulher deve descansar bastante e dormir mais horas durante a noite.

Um pequeno sangramento de cor rosa ou marrom, às vezes acompanhadas por cólicas pode aparecer e é causado pela implantação do óvulo na parede do útero. Normalmente ocorre por volta de uma semana depois da ovulação.

Será que estou grávida? - Quando a mamãe começa a achar que sua menstruação está atrasada, os enjôos e vômitos podem aparecer, ou até mesmo um pouco antes. A tolerância a certos alimentos pode diminuir ou aumentar. Supõe-se que o mal-estar seja ocasionado pelo nível elevado do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG) no sangue, o excesso de ácido no estômago e uma maior sensibilidade no olfato.

A progesterona também pode ajudar a mamãe sentir náuseas e vômitos, já que produz um relaxamento da musculatura do aparelho digestivo, tornando a digestão da mulher mais lenta.

Algumas semanas mais tarde a vontade de urinar da mamãe aumenta. Isso tem como causa um aumento no volume de fluidos corporais e maior eficiência dos rins.

Exames - Todos esses sintomas levam a suspeitar de que a mulher esteja grávida, mas isso só será confirmado com um exame clínico do ginecologista ou com exame de urina ou sangue que comprovem a gravidez. Se a gestação for confirmada, o pré-natal deverá ser iniciado logo.

Quando esses sintomas aparecem isoladamente, é melhor procurar assistência, pois nem sempre será uma gravidez, mas poderá ser uma disfunção hormonal, stress, má alimentação, entre outras alterações

Dicas

Use sutiãs que sustentem bem os seios, assim o inchaço e as dores incomodarão menos.

Se os enjôos e vômitos aparecerem constantemente, faça várias refeições ao dia em menor quantidade de alimentos.

Caso desconfie de gravidez, elimine qualquer vício que possa prejudicar o futuro bebê como cigarro, bebida alcoólica ou qualquer medicação.

Veja Mais:

Bruno Rodrigues

Leia Também:

Pesquise aqui
 
Depoimento