Secreções vaginais durante a gravidez

Algumas secreções são comuns na gravidez e não necessitam de nenhum cuidado, mas existem outras que funcionam como sinais de alerta e devem ser observadas pelo médico.

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças. É comum notar alterações físicas, hormonais e também psicológicas. Todas essas novidades acabam preocupando as futuras mamães, cheias de dúvidas e ansiedades pela espera do bebê. As secreções vaginais assustam e confundem, pois algumas são normais e outras são sinais de alerta para as gestantes.  

O aumento das secreções vaginais é normal na gravidez. A maior parte é benigna e fisiológica. No começo da gestação o muco tem um aspecto leitoso e quase sem odor. A mudança na secreção é normal conforme os meses passam. Perto do parto, ela é bem mais volumosa que o normal e pode ter uma coloração avermelhada/amarronzada – é o tampão mucoso, uma camada de muco que “tampa” o útero por dentro. É um sinal de que o corpo da mulher está se preparando para o nascimento do bebê, o que não significa que o parto será logo – isso varia de mulher para mulher. Entretanto, a saída do tampão mucoso não ocorre em todas as gestações.

Outras secreções requerem cuidados e providência das mamães, como o líquido amniótico, que está dentro da bolsa em que o feto está mergulhado. Se a grávida desconfiar que está perdendo esse líquido, ela deve procurar atendimento médico, que identificará se esse é o caso. 

O líquido amniótico tem um cheiro parecido com água sanitária. Quando a bolsa rompe em uma gestante com mais de 37 semanas, os médicos realizam o parto em até 24 horas. Já a perda do líquido antes desse período pode apresentar riscos para o bebê. Então, os profissionais devem analisar as condições e decisões que serão tomadas. 

Os sangramentos na gestação também são motivo de preocupação. Assim como no caso da evasão de líquido amniótico, a mulher deve procurar ajuda médica. As causas dos sangramentos na gestação dependem do período em que ela se encontra. No começo, pode ser uma ameaça ou aborto em andamento. Com o amadurecimento da gravidez, se acompanhado de dor e contração, pode ser o deslocamento da placenta. Em todo caso, a gestante deve repousar e procurar seu médico. 

O único momento que pode ser comum o sangramento é durante o trabalho de parto. Durante toda a fase de dilatação, o colo do útero começa a afinar e alargar, podendo sangrar. Um acompanhamento sério e um pré-natal completo são essenciais para evitar esses sustos durante a gravidez. 

Algumas secreções podem não ser naturais da gravidez e necessitam de tratamento. Durante todo o período da gestação, a vagina sofre alterações e está mais suscetível a apresentar infecções. As características são facilmente reconhecidas e o médico deve ser imediatamente consultado para indicar o tratamento ideal e evitar problemas. Se as gestantes sentirem dor nas relações sexuais, corrimento com odor forte e cor (acinzentada, esverdeada), ardor vaginal e incômodo, pode ser sinal de uma infecção, como candidíase (infecção muito comum na gestação), vaginose, trichomonas e clamídia.

Natássia Massote

Leia Também:

Comentários

estou com 36 semanas de gestação e desde o início da gestação o aspecto incolor e sem cheiro as vezes esbranquiçado apareceram! mas li e me informei com o médico e disse que neste caso é normal.

Eli

Ola, tenho 36 anos e descobri que estava grávida a 2 semanas, estou com 7 semanas, mais com muito medo de alguma má formação, pq em pesquisa na internet pude perceber que o risco aumenta com essa idade, alguém pode me ajudar?

Lyla

na minha ultima gestação, vivia perdendo liquido e a gineco falava que era normal, mas eu não achava pq já tinha tido a primeira experiencia e nada disso tinha acontecido. Eu sentava na cama ficava uma roda de liquido, ficava ate com vergonha de sentar na casa dos outros, mas como ela batia na mesma tecla dizendo q era normal.. enfim, minha placenta amadureceu cedo e meu bebe nasceu com 8 meses.

Letiih

Estou de 37 semanas e desde ontem que eu tenho sentido dores no pé da barriga, tipo fisgadas... e quando vou no banheiro, ao me limpar noto um corrimento, tipo clara de ovo as vezes transparente e as vezes branquinho e sinto quase todo instante a minha calcinha molhada.

Jeni

Oi estou de 31 semanas e 4 dias eu tenho bastante corrimento e muita coçeira, sera que isso é normal por que ja estou quase ganhando?

Guia do Bebê

Pode ser Candidíase.

Veja mais informações no link a seguir:

http://guiadobebe.uol.com.br/candidiase-nao-oferece-risco-mas-incomoda/

Ana

Oi estou no meu setimo mes de gestacao e estou muito feliz o guia do bebe tem me ajudado muito valeu...

Carol

E TAMBEM SINTO UMAS COLICAS FORTE,ACONTECE ISSO O TEMPO TODO.GRATA

Pesquise aqui
 
Depoimento