Riscos da mulher obesa em fazer dieta na gravidez

Nenhuma dieta de restrição deve ser feita durante a gravidez a não ser por uma recomendação médica com acompanhamento profissional.

Uma das primeiras coisas que aparecem na mente quando uma mulher diz que está grávida é o aumento de peso. Se essa mulher está com sobrepeso ou já está obesa tem que tomar muito cuidado com a balança.

A mulher já ganha peso naturalmente na gravidez por razões óbvias. Agora a mulher obesa que ganhar quilos, seja por sedentarismo ou por má alimentação, correm risco de prejudicar a si e ao bebê. Essas mamães podem desenvolver diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclampsia (que em casos extremos pode resultar na morte da mamãe e/ou do bebê), causando retardo do crescimento intra-uterino.

O problema é que fazer dieta não é recomendável para quem está grávida. Evitando alguns alimentos importantes, a mulher pode deixar de ingerir proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Mulher grávida com pouca quantidade de alimento no prato - Kzenon - ShutterStock

O que fazer então se não pode engordar e também não pode restringir a alimentação?

Um artigo publicado no periódico "The Journal of the National Medical Association" concluiu que gestantes obesas que seguem uma dieta equilibrada e engordam pouco têm a gravidez e o bebê mais saudáveis do que aquelas que ganham muitos quilos.

Uma dieta balanceada contendo tudo o que mamãe e bebê precisam para o melhor desenvolvimento da gestação é o recomendável. Lembre-se: a gestante obesa pode perder peso durante a gravidez contanto que sua alimentação seja adequada e não restritiva.

Para não ter dúvidas se a sua alimentação está ou não apropriada para o pleno desenvolvimento da gravidez, avaliações médicas devem ser realizadas periodicamente. E o acompanhamento da alimentação com um nutricionista deve estar nos planos de uma grávida acima do peso.

Indicações de atividades físicas devem ser determinadas por profissionais e não pela sua amiga que estava grávida algum tempo atrás. Suas necessidades nem sempre batem com a da sua amiga.

Bruno Rodrigues

Leia Também:

Comentários

Gi

realmente existem varios riscos para mulher e para crianca no caso de não fazermos uma dieta durante a gravidez. Entendo que o que comemos durante a gravidez será o alimento do nosso bebe, então tento comer o melhor alimento possivel....

Lilinha

É muito complicado eu tb estou bem acima do peso e estava 87 seguindo uma dieta com atividade fisica quando engravidei, mas como a gravidez foi inesperada demorei a descobrir, resultado perdi 8 kg. Quando descobri foi susto...rs. Mas meu baby ta otimo eu tb, ja estou de 31 semanas sem complicações e com 81kg.

Tais

eu peso 143 quilos e descobri que estou gravida de 6 semanas, essa é a minha terceira gestação, e pra completar tenho historico de trombose e ja estou sentindo dores na pernas, eu nao estou fazendo regima mais diminui a quantidade dos alimentos e consumo mais frutas e liquidos, eu comia 3 paes agora como um, e estou me sentindo bem so minha perna q dói.

DEIA

ESTOU NO INICIO DA GESTAÇÃO E ESTOU COM 80 KILOS. ESTOU TENTANDO MANTER UMA DIETA SAUDAVEL, MAS PRETENDO PROCURAR UMA NUTRICIONISTA PARA VER SE O QUE ESTOU FAZENDO É O SUFICIENTE PARA TODA GESTAÇÃO. REALMENTE NÃO É FÁCIL.

Débora

Eu já a 1 anos e meio estou fazendo reeducação alimentar e ja tinha eliminado 27k mas ainda estou acima do peso 110k vou continuar a reeducação né?

Mariana

Também tenho me preocupado muito com meus kilos a mais estou de p semanas e com 100kl quando engravidei estava com 99.300kl, tenho um menino de 3 anos quando engravidei dele estava com 82kl e tbm acima do meu peso engordei 9 kilos durante a gestação mas agora meu peso esta muito acima disso.E eu sou apaixonada por massas carne e chocolate não ta sendo facil...

Maristelaatanasio

Tenho 93 quilos e estou grávida de 2 meses, minha diabetes está em 127 e estou com medo q ela aumente na gestação, gosto de comer tudo o q engorda e preciso consultar uma nutricionista vejo q não vai ser fácil,mas preciso mudar meus hábitos alimentares com urgência tanto p o meu bem quanto ao do meu filho.

Danylopes

Estou com 104kg e 6 semanas de gestação. Estou com medo tbm do sobrepeso, mas pretendo me dedicar ao máximo para que corra tudo bem.

Pesquise aqui
 
Depoimento