Pesquisar
atualizado em 13/06/2012 12:44h

Riscos da mulher obesa em fazer dieta na gravidez

Nenhuma dieta de restrição deve ser feita durante a gravidez a não ser por uma recomendação médica com acompanhamento profissional.

publicidade

Uma das primeiras coisas que aparecem na mente quando uma mulher diz que está grávida é o aumento de peso. Se essa mulher está com sobrepeso ou já está obesa tem que tomar muito cuidado com a balança.

A mulher já ganha peso naturalmente na gravidez por razões óbvias. Agora a mulher obesa que ganhar quilos, seja por sedentarismo ou por má alimentação, correm risco de prejudicar a si e ao bebê. Essas mamães podem desenvolver diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclampsia (que em casos extremos pode resultar na morte da mamãe e/ou do bebê), causando retardo do crescimento intra-uterino.

O problema é que fazer dieta não é recomendável para quem está grávida. Evitando alguns alimentos importantes, a mulher pode deixar de ingerir proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Mulher grávida com pouca quantidade de alimento no prato - Kzenon - ShutterStock

O que fazer então se não pode engordar e também não pode restringir a alimentação?

Um artigo publicado no periódico "The Journal of the National Medical Association" concluiu que gestantes obesas que seguem uma dieta equilibrada e engordam pouco têm a gravidez e o bebê mais saudáveis do que aquelas que ganham muitos quilos.

Uma dieta balanceada contendo tudo o que mamãe e bebê precisam para o melhor desenvolvimento da gestação é o recomendável. Lembre-se: a gestante obesa pode perder peso durante a gravidez contanto que sua alimentação seja adequada e não restritiva.

Para não ter dúvidas se a sua alimentação está ou não apropriada para o pleno desenvolvimento da gravidez, avaliações médicas devem ser realizadas periodicamente. E o acompanhamento da alimentação com um nutricionista deve estar nos planos de uma grávida acima do peso.

Indicações de atividades físicas devem ser determinadas por profissionais e não pela sua amiga que estava grávida algum tempo atrás. Suas necessidades nem sempre batem com a da sua amiga.

Quer saber se o seu ganho de peso durante a gestação está dentro do esperado?

Clique aqui e utilize a Calculadora de Ganho de Peso na Gravidez

publicidade
publicidade