Pneumonia em bebês e crianças

A pneumonia começa devagar e quando se instala vira uma grande preocupação por isso a prevenção é fundamental.

A pneumonia é um dos maiores medos dos pais. Isso porque não é difícil ouvir casos de crianças que estavam com uma pequena gripe e, apesar de serem tratadas, a doença acabou evoluindo para uma pneumonia. Afinal, o que fazer para proteger os pequenos e evitar as doenças respiratórias?

Primeiramente é preciso entender o que é a pneumonia. Trata-se de uma infecção, geralmente causada por um vírus, que passou das vias respiratórias (brônquios) para os pulmões. Ela acontece de forma gradual, ou seja, começa com uma simples constipação e ao longo dos dias vai se agravando, até se instalar nos pulmões. O bebê ou criança pode apresentar febre alta, tosse, catarro, cansaço, falta de apetite e até falta de ar.

O diagnostico da doença é feito através de uma ausculta pulmonar pelo pediatra. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames de sangue e radiografia de tórax para avaliar a presença de infecção nos pulmões.

O tratamento da pneumonia é feito com remédios para baixar a febre e hidratação abundante. O médico pode também receitar o uso de um antibiótico durante 10 dias. Se a criança não reagir bem ao tratamento ou houver sintomas mais graves como vômitos frequentes, desidratação ou recusa em se alimentar, pode ser necessária a internação em um hospital.

O que os pais podem fazer para evitar as doenças respiratórias nos seus filhos é, basicamente, protege-los adequadamente contra o frio. Pequenos cuidados no dia a dia são importantes, pois uma simples correnteza de ar no quarto pode ser suficiente para desencadear o problema. Alguns cuidados básicos são: 

  • vestir adequadamente os bebês e crianças pequenas, lembrando que eles sentem mais frio que os adultos.
  • como eles costumam se virar na cama e acabam descobertos, o pijama deve ser bem quentinho.
  • na hora do banho ou da troca de roupas, feche as portas e janelas do quarto e banheiro.
  • evite tirar a criança de casa em dias chuvosos ou frios.
  • não deixe os pequenos dormirem de cabelo molhado, especialmente as meninas com cabelos mais compridos e fartos, que demoram a secar.
  • cuidado com o ar condicionado em casa e no carro. Expor os bebês a baixas temperaturas ou mudanças bruscas de temperatura pode ser perigoso.
  • os cuidados devem ser redobrados nas estações frias, quando as infecções respiratórias são mais frequentes.
  • evite levar bebês e crianças pequenas em lugares cheios e fechados, pois isso facilita a transmissão do vírus.
  • converse com o pediatra sobre a vacina contra a gripe. Imunizar a criança é importante.
  • crianças com doenças crônicas cardíacas ou pulmonares precisam de cuidados redobrados.
  • evite lugares com pó ou muita umidade. Isso pode levar a rinites ou alergias que atacam as vias respiratórias e acabam descendo para brônquios e pulmões. 

Paula R. F. Dabus

Comentários

Ercilia

boa tarde meu filho vai fazer um ano quarta feira e ontem o medico me disse que ele esta com broncopneumonia e vai ter que tomar injecao por sete dias.comecou com gripe e um xiado no peito mas os medicos sempre me dizia q ele nao tinha nada.

Jana

bom dia!!!
meu bebe esta com 1 ano e esta dando febre levei ele no medico e ele me disse que ele estava com pneumonia e bronquite passou a medicação.
mas depois de tres dias ele continuou com febre mas agora esta com diarreia e vomitando.
o que devo fazer...

Guia do Bebê

Retornar ao médico.

Re

Minha bebê está com 8 meses e esta com pneumonia , mais hoje estou bem preocupada pois ela só quer dormir o tempo todo o que devo fazer.

Guia do Bebê

Você deve levá-la ao médico para avaliação. O médico poderá verificar se é causado pelo medicamento ou outro fator.

Re

Bom gente tenho uma bebê de 8 meses e ela esta com pneumonia, esta tomando antibiótico mais hoje estou um pouco preoculpada porque hoje ele esta muito sonolenta, esta dormindo o dia todo, eu acordo ele para estimular ela brincar mais ela não quer brincar e só dormir o que devo fazer.

Bia

Meu filho tem 4 anos e já teve peneumunia 2 vezes c

Silah

Oi gente.Meu bebê nasceu com pneumonia. Estava com 8 meses de gestação, sem dor e sem dilatação quando a bolsa estourou. Fiquei bem nervosa, mas tudo deu certo. Mas após ir para o quarto fiquei preocupada pois meu bebê não estava a. Pela madrugada descobri seu paradeiro e o que tinha. Estava na neonatal e havia nascido com pneumonia. hoje ele tem 8 meses e é muito forte.

Toshiba

Tenho uma filhinha de seis meses e ela nasceu com pneumonia e quisto congênito em ambos os lados do pulmão.Ela se encontra em uma neonatal conectada a um ventilador respiratório.Estou vivendo no Japão neste momento e gostaria de saber se alguém sabe de algum doutor que poderia me orientar melhor ou dar alguma dica de como lidar com isto obrigado a todos.

Paty

Meu menino de 4 anos já teve até agora 3 pneumonias, e as 3 demoraram para serem diagnosticadas por falta da febre. Todo resfriado ou gripe que pega ficamos com o coração na mao, pq sabemos que pode ser outra que vem. Começa c muita tosse e no final do 6 dia começa a ficar abatido, comer menos e depois a febre muuuuito alta de repente. ë horrível. Infelizmente n descobrimos o pq delas!

Rosangela_1977

gostaria de saber que criança que nasce com sopro no coraçao tem mais sanche de pegar pneumonia

Titana

gostaria de saber se a pneumonia vem sempre acompanhada da febre ou não? já perguntei para alguns pediatras uns disseram que sim e outros que não., estou com essa dúvida. Me respondam por favor.

Pesquise aqui
 
 
Depoimento