Perda de líquido amniótico

A perda do líquido amniótico é chamada de Oligoidrâmnio e não é tão rara. Cerca de 8% das grávidas têm oligoidrâmnio em algum ponto da gestação.

O líquido amniótico tem um papel muito importante na gestação. Além de envolver o bebê, ele possui funções muito importantes como amortecer choques e movimentos bruscos; não deixar o cordão umbilical ser comprimido, o que poderia acarretar diversos problemas para o bebê; manter a temperatura dentro do útero; ajudar na formação do sistema digestivo e respiratório, entre outras.

A perda do líquido amniótico é chamada de Oligoidrâmnio e não é tão rara. Cerca de 8% das grávidas têm oligoidrâmnio em algum ponto da gestação, normalmente no terceiro trimestre.

No decorrer da gravidez, a quantidade de líquido amniótico aumenta. Por volta de 34 a 36 semanas, é provável que uma gestante tenha de 800ml a 1 litro de líquido dentro do útero. A partir daí, a quantidade de líquido começa a diminuir aos poucos, até o bebê nascer.

Existem duas maiores preocupações em relação a perda de líquido amniótico antes do terceiro trimestre da gestação. Como o líquido ajuda no desenvolvimento dos pulmões do bebê, a perda dele pode prejudicar o crescimento desses órgãos. Outra grande preocupação é o parto prematuro. 

A quantidade de líquido que existe no útero pode ser medida por meio de ultrassonografia. Em alguns casos, a partir do terceiro trimestre, se o líquido estiver muito baixo, o médico pode decidir que o bebê se desenvolverá melhor fora do útero do que dentro dele e antecipar o parto.

Diversos fatores podem ajudar a mamãe a perceber que está perdendo líquido amniótico. As gestantes devem ficar atentas aos sinais, principalmente as hipertensas, diabéticas ou que tenham lúpus. Se começar a perder líquido pela vagina ou se o bebê não se mexe com a frequência de antes, é bom procurar um especialista.

Quando o oligoidrâmnio ocorre no terceiro trimestre da gestação não exige nenhuma providência e o médico só ficará acompanhando a gravidez mais de perto. As causas da redução de líquido nem sempre são conhecidas. A diminuição do volume da água é mais observada em épocas de calor, o que pode estar relacionado à desidratação da mãe. Por isso, é importante tomar bastante líquido, fazer repouso e talvez o seu médico recomende banhos submersos.

Assim que identificada a causa, o oligoidrâmnio tem tratamento específico, ele pode ocorrer por ruptura parcial de bolsa, problemas na placenta, anomalias do bebê, síndrome da transfusão feto-fetal e medicamentos que a mamãe ingere.

Fernanda Segantini

Leia Também:

Comentários

Olá... Com 30 semanas de gestação meu liquido estava 7.0.. chegou a 5.5. Para os médicos não chegaria a 35 semanas. Mas Deus fez alem do que eu pudesse imaginar... cheguei a 39 semanas. Fiz também a minha parte, repouso, 4 litros de agua por dia, agua de coco de manha e a noite e durante o dia comia melancia e ultra com dopller 2X por semana... Mas a cada dia Deus me sustentava! Confiem!

Fernanda

Estou com 20 semanas e a dois dias começou a sai um liquido assim transparente e esta descendo com freqüência estou preocupada

Lora

Olá pessoal, então vou ao meu médico semana que vem, fiz minha ultrassom essa semana é deu que meu liquido aminótico está 10 cm, estou com 34 semanas e 3 dias, o médico que fez a ultrassom disse que era pra estar maior esse volume, ontem e hoje junto com o corrimento normal que tinha ,desceu um liquido claro que não mancho a calcinha, só mancho o corrimento branco, será que estou perdendo liquido?

Silviaesbano

Olá ...estou com 19 semanas e 4 dias, e na semana passada foi diagnsticado através do ultrasson OLIGOIDRAMNIO IMPORTANTE ...estou quase sem líquido aminiótico...estou em repouso,usando ultrogestan e ingerindo mto líquido ....mais alguém? Algum caso em que o quadro foi revertido???Estou apavorada!

Viviane

estou com 30 semanas de gestação, com redução de liquido amniótico dentro da normalidade,porem tenho muitas cólicas o que devo fazer

Guia do Bebê

Manter seu médico informado sobre essas ocorrências e seguir suas orientações.

Thaty_barbos

r isso minha pressao que erOla estou com23,6 dias,fui fazer o ultrassom de rotina que é o morfologico e a medica constatou perda de.liquido. estava com 5,3% de liquido,entao sai de la e liguei pra minha medica,que na mesma hora pediu pra que eu fosse ate a clinica chegando la,ela me recomendou repouso absoluto e tque bebese muita agua, e me passou varios hezames e ultrassom para controlar.

Cecela

Oi,estou de 38 semanas e 3 dias estou com fortes contracoes e hoje desceu um liquido trasparente meio amarelada aos poucos .. Estou com 1cm de dilatacao . A minnha bolsa estourou??

Pesquise aqui
Depoimento