Pesquisar

Os riscos que a varicocele traz ao pai

Cerca de 20 por cento dos homens é portador de Varicocele, doença genética que tem como maior característica dilatação das veias dos testículos

publicidade

Muito se fala sobre a infertilidade feminina e pouco se conhece sobre as causas da infertilidade masculina.

Ao contrário da mulher, que desde cedo faz um acompanhamento médico de prevenção com o ginecologista, o homem normalmente não vai ao médico. Por essa razão, acaba não conhecendo muito bem o que acontece com o seu corpo e não detecta precocemente as doenças.

Cerca de 20 por cento dos homens é portador de Varicocele, doença genética que tem como maior característica dilatação das veias dos testículos, principalmente do lado esquerdo. A doença pode causar infertilidade e até atrofiar o testículo, deixando-o sem função.

Essa dilatação acontece por uma deficiência das válvulas das veias que têm como função não deixar o sangue drenado voltar para os testículos.

Dos homens inférteis, 45 por cento tem como causa a varicocele, mas a infertilidade pode ser reversível se a doença for detectada cedo. A maioria dos homens que descobre a varicocele precocemente e realiza a cirurgia indicada volta a ser fértil, podendo engravidar sua companheira por vias naturais.

varicocele e a infertilidade no homem - Foto: v.ivash / Freepik

Explicando a varicocele

Quando as válvulas não funcionam direito, o sangue que circula pelas veias dos testículos não é suficientemente drenado, voltando para os testículos e provocando uma pressão maior nas veias, causando dilatação das mesmas e aumento da temperatura dos testículos.

Além disso, ocorre o acúmulo de substâncias nocivas nos testículos, já que o sangue não circula normalmente. O aumento da temperatura com o acúmulo de substâncias nocivas diminuem a produção dos espermatozoides e tem como consequência uma dificuldade de fertilização do óvulo, ou seja, a infertilidade.

"A varicocele causa lesão testicular progressiva, com possível redução do volume do testículo, e perda da qualidade do espermatozoide", esclarece Jorge Hallak, coordenador técnico do Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Musculação em excesso

Muitos especialistas em urologia alertam sobre a musculação exagerada feita por alguns homens. Esse carregar peso em excesso para definir os músculos em menor tempo faz com que o homem carregue mais peso do que suporta, elevando os riscos da varicocele.

A manifestação da doença ocorre em sua maioria na adolescência e pode ou não ser visualizada pela própria pessoa, pois a doença é progressiva. No início, somente o médico identifica a alteração. Se a doença estiver um pouco mais avançada, o homem consegue visualizar as veias inchadas dos testículos.

A dor só aparece se a doença já estiver em um estágio mais grave. A varicocele pode deixar o testículo menor e mais mole.

Cirurgia

Caso a infertilidade seja constatada, uma cirurgia é realizada. É um procedimento simples que dura entre 2 ou 3 horas e não requer muito tempo de internação. Além da infertilidade, existem outros fatores que indicam a cirurgia, como adolescentes com graus avançados da doença.

A varicocele pode trazer consequências irreversíveis, mas se o homem começar a se interessar mais pela prevenção, os danos serão cada vez menores. Não deixe de procurar um especialista.

Dicas

  • A maioria dos casos de infertilidade masculina pode ser prevenida pela simples atitude do homem realizar exames periódicos.

  • Se o homem, principalmente em idade reprodutiva, já estiver com sintomas da varicocele, procure imediatamente um urologista.

  • A cirurgia da varicocele é rápida e em poucos dias o homem volta para as suas atividades normais.

publicidade
publicidade