Pesquisar

O que são vacinas combinadas

As vacinas combinadas protegem contra várias doenças em apenas uma dose ou aplicação

publicidade

Primeiro ano de vida é sinônimo de um "batalhão" de vacinas que protegem as crianças de uma infinidade de doenças durante a vida. O incômodo de receber a vacina é que a maioria delas é realizada através de injeção. Criança apavorada, mãe mais apavorada ainda...

A injeção dói um pouco na criança e aumenta a ansiedade dos pais que não gostam de ver seus filhos chorarem. Infelizmente não tem como fugir. Para diminuir a choradeira das crianças e aumentar a comodidade dos pais, foram introduzidas as vacinas combinadas.

As vacinas combinadas são as vacinas que em uma única dose, isto quer dizer, uma única picada, protege a criança de várias doenças. Essas vacinas combinadas substituem a aplicação das vacinas em separado, diminuindo os efeitos colaterais, como febre e mal-estar.

Mesmo se as vacinas combinadas conterem proteção contra a Poliomielite, as crianças podem receber doses extras nas campanhas nacionais de vacinação.

São exemplos de vacinas combinadas: a tríplice, a tetra, penta, etc.

Atenção! Existem diferentes tipos de combinações de vacinas, como por exemplo, uma vacina pentavalente de um laboratório pode proteger contra as doenças A, B, C, D e E, mas a de outro laboratório pode proteger contra as doenças, B, C, D, E e F.

Esse tipo de combinação diferente pode gerar confusão, principalmente se você estiver se orientando em relação ao Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde, mas utilizando clínicas particulares para aplicar as vacinas, nesse caso a tendência é que as aplicações e o calendário não "batam".