Gestantes

O que é Trombofilia?

A trombofilia é um problema grave e pode ser responsável por alguns abortos "sem explicação".

Trombose é a formação ou o desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Já a trombofilia é a propensão a desenvolver trombose ou outras alterações em qualquer período da vida, inclusive, durante a gravidez, parto e pós-parto, devido a uma anomalia no sistema de coagulação do corpo.

Na gravidez existem maiores possibilidades de uma mulher desenvolver a trombofilia. As causas não são todas  conhecidas, mas sabe-se que o fator genético da doença é uma delas. “Não podemos nos esquecer que entre as modificações do organismo da futura mamãe, há uma grande tendência de hipercoagulabilidade natural. Isso é fundamental para garantir que após o parto, a contração uterina ajude a encerrar a hemorragia que acontece após a saída da placenta. De outra forma, as mulheres morreriam após dar à luz”, explica o Dr. Antonio Braga, obstetra da Maternidade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

A trombofilia é um problema grave de saúde e precisa ser tratada o mais rápido possível. Se ignorada, pode trazer sérios problemas para a mãe e até causar a morte do bebê. O risco é que os coágulos obstruam os vasos sanguíneos, causando o entupimento das veias dos pulmões, coração e cérebro materno, como também obstruindo a circulação na placenta.

É importante que o ginecologista que acompanha a gestante conheça o histórico da paciente e faça um acompanhamento mais detalhado caso tenha história pessoal ou familiar de trombose; três ou mais abortos naturais de 1º trimestre, dois abortos de 2º trimestre ou um caso de natimorto; casos de pré-eclampsia grave, principalmente em grávidas com menos de 32 semanas de gestação; história de descolamento prematuro de placenta e parente de primeiro grau com mutações no sangue. Para detectar se há algum tipo de trombofilia, o médico deve pedir uma complexa investigação laboratorial.

Segundo o Dr. Antonio Braga, existem tratamentos eficazes caso haja o desenvolvimento de trombofilias. O ideal é que o médico que acompanha a mamãe fique atento a qualquer sinal e assim que detectado o problema, encaminhe-a para um hematologista ou reumatologista.

Fernanda Segantini

Comentários

Lidia

Uma gravidez de sucesso, só depende do acompanhamento rigoroso com um médico especializado (obstetras ñ entendem disso), medicamento e vitaminas, durante toda a gestaçao e após o parto.
Tenho a mutaçao MTFHR Homo e descobri antes da gravidez. Uso td dia Clexane, Aas, vitamina B e Acido fólico (dica preciosa da minha medica: trombofilia ñ absorve essas vitaminas, taí a causa de alguns abortos).

Re

descobri que tendo trombofilia, depois do meu terceiro aborto e agora estou tentando engravidar . Tenho uma filha com 7 anos e descobri a trombofia depois dos abortos. Estou com 39 anos e com muita esperança que de tudo certo. Estou sendo bem acompanha-da e esperando o teste positivo par começar a to,ar as injeções. Vou ficar de reposo tb

Lili

Meninas tenho a mutação no gene da protrombina Heterozigoto. algumas de vcs tem essa trombofilia? E quala sua experiência na gestação ?

Lili

Olá, tenho trombofilia e estou com dificuldade de encontrar um GO no Rio de Janeiro que possa me assistir durante a gestação. Se alguém conhecer, por favor me ajude

Tati

Olá Meninas!!!

Estou desesperada, e preciso da ajuda de vcs...
Já tive 2 abortos espontânios, sou a- e meu marido a já tomei a vacina após o 1 aborto, mas mesmo assim perdi o 2º.
o 1º perdi com 3 semanas e o 2º com 7 semanas (não tinha embrião)...
O que eu faço??
Alguem me recomenda um medico bom??

Grata

Keniacafeteiro

Oi zena!!
No que eu poder ajudar,pode contar comigo!!!
Meu email keniacafeteiro@gmail.com

Paty

tomar o acido folico, engravidei e após muitos sustos tive minha filha, graças a Deus foi tudo bem, A * ou- ! mes descobri estar gravida de novo, e advinhe estou de 5 meses e NÂO sabia,é outra linda menina, Tenham FÈ em Nossa Senhora de fatima em suas oraçoes não peçam filhos, peçam q nossa mae cubra com seu manto o seu uteroe o bebe qu, e só agradeça os milagres que vão acontecer por que eles vir

Paty

Boa noite! Quero contar minha história p vcs, Eu perdi 4 bebes todos até 07 semanas de gravidez, foi qd encontrei uma GO que pediu vaaarios exames e um deles mostrou q tenho uma mutação genetica que é a trombofilia, ela me esclareceu q teria q tomar a clexane (injeção) todos os dias desde o dia q descobrisse a gravifez até o dia de ganhar nenem.Qd descedi engravidar de novo 6 meses antes comecei a

Cris

Eu tenho trombofilia tive pré-eclampsia na primeira gestação mas graças a Deus minha filha nasceu bem. E agora na segunda gestação a médica descobriu a trombofilia o exame que fiz é PCR (Proteina C Reativa) tomo uma injeção por dia Versa tenho que tomar um mes depois que nasce e depois fazer todos os exames cada meio ano me trato com uma hematologista tratamento para o resto da vida.

Zena

Olá pessoal, perdi 3 bebes bem no inicio da gestação. Na terceira gestação fiz uso da heparina, mas mesmo assim a gravidez nao foi p frente. Gostaria da ajuda de vcs que já passaram p problema e venceram.

Zena

Oi Kenia Cafeteiro, tive tres abortos. Este ultimo, usei a heparina e mesmo assim não foi tiveadiante. Mas não tive esse acompanhamento de exames e de médicos que vc menciona. preciso do seu apoio, estou me sentindo incapaz, ajude-me a realizar o meu sonho de ser mae. Abraços Zenaide (Zena).

Jo

Já tive duas gestações interrompidas, entre 6 e 7 semanas, perdi sem explicação, simplismente não embrião não desenvolveu. Meu GO disse que é normal, mas no meu pensamento não é, pois tenho uma menina de 12 anos minha gestação foi tranquila,isso sim é normal.Fui num especialista em reprodução, solic vários exames....acha que pode ser trombofilia....estou muito assustada.

Depoimento