O que é Trombofilia?

A trombofilia é um problema grave e pode ser responsável por alguns abortos "sem explicação".

Trombose é a formação ou o desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Já a trombofilia é a propensão a desenvolver trombose ou outras alterações em qualquer período da vida, inclusive, durante a gravidez, parto e pós-parto, devido a uma anomalia no sistema de coagulação do corpo.

Na gravidez existem maiores possibilidades de uma mulher desenvolver a trombofilia. As causas não são todas  conhecidas, mas sabe-se que o fator genético da doença é uma delas. “Não podemos nos esquecer que entre as modificações do organismo da futura mamãe, há uma grande tendência de hipercoagulabilidade natural. Isso é fundamental para garantir que após o parto, a contração uterina ajude a encerrar a hemorragia que acontece após a saída da placenta. De outra forma, as mulheres morreriam após dar à luz”, explica o Dr. Antonio Braga, obstetra da Maternidade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

A trombofilia é um problema grave de saúde e precisa ser tratada o mais rápido possível. Se ignorada, pode trazer sérios problemas para a mãe e até causar a morte do bebê. O risco é que os coágulos obstruam os vasos sanguíneos, causando o entupimento das veias dos pulmões, coração e cérebro materno, como também obstruindo a circulação na placenta.

É importante que o ginecologista que acompanha a gestante conheça o histórico da paciente e faça um acompanhamento mais detalhado caso tenha história pessoal ou familiar de trombose; três ou mais abortos naturais de 1º trimestre, dois abortos de 2º trimestre ou um caso de natimorto; casos de pré-eclampsia grave, principalmente em grávidas com menos de 32 semanas de gestação; história de descolamento prematuro de placenta e parente de primeiro grau com mutações no sangue. Para detectar se há algum tipo de trombofilia, o médico deve pedir uma complexa investigação laboratorial.

Segundo o Dr. Antonio Braga, existem tratamentos eficazes caso haja o desenvolvimento de trombofilias. O ideal é que o médico que acompanha a mamãe fique atento a qualquer sinal e assim que detectado o problema, encaminhe-a para um hematologista ou reumatologista.

Comentários
Leninha

Boa tarde. Por favor porque a gestante com trombofilia precisa ter parto cesario e o que ocorre caso seja parto normal. Obrigado,

Guia do Bebê

A cesárea não é procedimento obrigatório, vai depender de cada caso. Normalmente adota-se antecipação do parto para prevenir possíveis problemas para o bebê que em casos extremos pode vir a óbito ainda na barriga da mãe. Mas é tudo uma questão de bom senso da equipe médica, porém, sabemos que no Brasil qualquer "vírgula" a mais que apareça já é suficiente para o médico indicar a cesárea adotando principalmente o "terror psicológico" como fator de convencimento da gestante.

Taty

Também tenho esse diagnostico de trombofilia, e tive 2 aborto, no meu casa e que tenho o aborto nas primeiras semanas ai não da tempo de começar o tratamento, mas não perco a esperança...Estou aguardando mas um exame positivo, e ansiosa. Queria saber se alguem me indica algum medico bom para esse caso que atenda em Rondônia ou Mato Grosso..

Prih

olá meninas tenho um filho de 14 anos q nasceu de parto normal sem problema algum ano passado 2013 tomando pilula engravidei a principio um susto depois mta felicidade porem com 13 semanas perdi meu bb e precisei tira lo pois nao saia sozinho eu nao tinha dilatacao acho q meu corpo nao queria deixa lo ir :`( entao fiz a vacoaspeiracao depois adquiri um cisto no ovario direito q sumiu da mesma forma q apareceu e agora investigo a causa da perda que pode ser a trombofilia to bem nervosa pois durante mto tenho tive problemas com pcr mto alto o dobro do normal sem conta que por ser exames caros o convenio enrola um monte pra libera o q é um absurdo mas que deus me ajude que sao miguel arcanjo nossa senhora e jesus intercedam por mim pq quero mto ser mae novamente...

Re

Gente quem mora no Rio vale a pena fazer uma consulta com o Dr Silvio Alex Marques um ótimo médico obstetra me passou o exame para detectar logo no primeiro aborto.
Telefone
Barra 24863123
Centro 22974184
Tijuca 25692439

Delaine

Olá, colegas!
Quem quiser uma indicação de médico no Rio de Janeiro, o nome dele é Dr. Rodolfo, da clínica CEGIR (cegir.com.br).
Excelente especialista, diagnosticou trombofilia em mim após eu ter sofrido 3 abortos.
Vale a pena se esforçar para a realização deste sonho!

Ana lidia

Olá meninas, sou de mossoro RN tenho trombofilia,fiquei sabendo apos o meu bb ter nascido com 24 semanas devido pre eclampse.Fui para um hematologista ele indicou que na proxima gravidez vou ter que tomar clexane. Doi muito? vou ter que tomar 240 injecoes estou um pouco aflita.Tambem minha GO informou que eu tenho q perder peso.Algum dos medicos de vcs pediram isso?

Sol

Boa noite meninas, tive uma gravidez interrompida, com 16 semanas. Depois de um aborto, troquei de medico, e Deus colocou um anjo em minha vida, Dr. Marcondes, excelente medico, ele me passou vários exames, e em um deles acusou a trombofilia, fiquei triste mais ao mesmo tempo aliviada. Espero logo logo consegui engravidar e ter meu filho em meus braços, pois nesse momento e o que eu mais quero. Bj

clique abaixo para ver + comentários