Pesquisar

Hipotireoidismo Congênito

Fácil de tratar, porém o diagnóstico deve ser o mais cedo possível através do teste do Pezinho

publicidade

O hipotireoidismo congênito (HC) é um distúrbio hereditário causado pela deficiência do corpo em produzir o hormônio da tireoide, o T4. A falta desse hormônio impede o crescimento e o desenvolvimento do recém-nascido e é a maior causa de retardo mental, porém a deficiência pode ser facilmente corrigida com reposição hormonal.

Alguns dos principais sintomas do HC no bebê são problemas com a alimentação, choro rouco, intestino preso, hérnia do umbigo, sonolência, formação óssea deficiente e persistência de icterícia. 

O Dr. Salmo Raskin, membro do Departamento Científico de Genética Clínica da Sociedade Brasileira de Pediatria, fala sobre a importância de realizar o Teste do Pezinho para diagnosticar a doença na primeira semana após o nascimento. “Se o médico esperar para fazer o diagnóstico de hipotireoidismo congênito através dos sinais clínicos, algum tipo de sequela irreversível, especialmente no que se refere a cognição, já estará estabelecida. Seu diagnóstico precoce permite o tratamento que evita retardo mental”.

Quando diagnosticada a doença é importante iniciar o tratamento imediatamente para evitar sequelas. O tratamento é ininterrupto e consiste na administração oral do hormônio T4, porém é necessário um rigoroso controle da dose para que o bebê fique bem e tenha uma vida normal.

Ilustração mostrando a posição da glândula tireoide - foto: Sebastian Kaulitzki/ShutterStock.com

É importante lembrar que quando uma mulher que tem hipotireoidismo engravida ela deve iniciar um controle rigoroso com um endocrinologista para ajustar as doses de hormônio durante a gestação. Isso porque o hormônio da tireoide é fundamental para o desenvolvimento do feto, que recebe o hormônio da mãe enquanto sua glândula ainda não está formada. O hormônio é responsável pela formação dos ossos, pulmões, desenvolvimento do cérebro e intelecto do bebê na barriga.

publicidade
publicidade