Pesquisar

Gêmeos, e agora? Parto normal ou Cesárea?

Essa é uma dúvida muito comum das mães, gestação gemelar é indicação de cesárea? Não!

publicidade

Mãe deitada com seus bebês gêmeos - Dirk Ott / Shutterstock

O parto normal de gêmeos além de ser possível é também o mais indicado. O ideal é que os dois estejam de cabeça para baixo, o que acontece em 40% dos casos. Nos outros 40%, o número 1 está de cabeça para baixo e o número 2, numa posição diferente. Isso dificulta a realização do parto normal, mas mesmo assim ele pode ser feito porque existem algumas manobras que facilitam o nascimento do segundo bebê.

Claro, que no Brasil onde as taxas de cesárea são absurdamente altas, é raro ouvir alguém falar que pariu gêmeos. Por isso se você esta grávida de gêmeos já pergunte ao seu obstetra se ele acompanha e se é a favor do parto natural, se ele hesitar ou negar acompanhar, procure outro obstetra!

Como se preparar para o parto e a chegada dos bebês?

Frequentando cursos para casais, ou tendo uma Doula. Não que seja obrigatório um desses, mas pode fazer muita diferença para pais de primeira viagem. Ter uma pessoa que ensine os cuidados, que fique a disposição para tirar dúvidas, auxiliar na amamentação entre outros, é muito importante.

Quais os benefícios de um parto normal para gêmeos?

Os benefícios são os mesmos de partos com feto único. O parto normal é mais seguro tanto para mãe quanto ao bebê, a recuperação é muito mais rápida, a descida do leite é mais fácil, o uso de medicamentos são menores, o pulmão do bebê é preparado para a vida fora do útero, pois ao passar pelo canal vaginal são expelidas as secreções além disso diminui os riscos de hemorragia e infecção hospitalar,entre outros.

Quais os riscos de uma cesárea?

O índice de morte materna em caso de cesárea é 3,5 vezes maior que em parto natural. Isso é um diferencial importantíssimo na hora de decidir qual o método melhor para você. Os riscos são inerentes à própria cirurgia, a começar pela anestesia, em que a possibilidade de uma reação é imprevisível.

Com quanto tempo ocorre o nascimento de Gêmeos?

Cerca de 70% dos nascimentos de gêmeos acontece por volta da 36ª semana. Em 55,5% das gestações de gemelares os bebês nascem antes de 36 semanas. O ideal é que os bebês fiquem o máximo de tempo possível.

E a Amamentação?

A mãe pode amamentar um bebê enquanto o outro dorme, ou pode amamentar os dois ao mesmo tempo, colocando um em cada mama. Se desse modo consegue diminuir as horas que passa dando de mamar e estabelecer um horário para a amamentação, por outro tem de repartir a atenção entre as duas crianças enquanto as alimenta.

publicidade
publicidade