Gatos e grávidas: mitos e verdades

Embora a transmissão da toxoplasmose seja atribuída ao gato ela é transmitida mais frequentemente por outros meios e quem sofre é o bichano. Cuidados simples permitem a convivência entre gatos e gestantes sem prejuízos.

Durante a gestação, muitas proprietárias de gatos ficam com dúvidas sobre a segurança no convívio com esses animais. Algumas pessoas acreditam que os gatos transmitem doenças ao ser humano, e que o convívio desses pets com mulheres grávidas pode ser potencialmente perigoso. O maior receio é em relação a toxoplasmose.

Mulher grávida brincando com seu gato - niderlander / Shutterstock

A toxoplasmose é causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii. O contágio pela toxoplasmose durante o período de gestação pode causar aborto, má formação fetal, sequelas neurológicas e problemas oculares.

Existe ainda o mito de que a toxoplasmose é a “doença do gato”, e esse pensamento equivocado é comum mesmo entre muitos médicos. No entanto, já é cientificamente comprovado as formas de contágio mais frequentes são:

  • Ingestão de carne contaminada mal cozida ou crua;
  • Ingestão de alimentos contaminados por faca ou utensílios que tiveram contato com carne crua contaminada;
  • Beber água contaminada pelo parasita toxoplasma;
  • Ingestão de frutas ou verduras que tiveram contato com terra contaminada e não foram devidamente higienizadas.

Os gatos podem transmitir a doença, mas para isso ocorrer eles  devem estar infectados. Isso ocorre ao comer roedores, passarinhos e outros animais contaminados. O parasita então é passado nas fezes do gato na forma de oocisto, que é microscópio e pode ser ingerido pelo ser humano em algumas situações:

  • Após limpar a caixa de fezes do gato;
  • Comer alguma coisa que entrou em contato com fezes de gato infectado com toxoplasma.

O gato que fica dentro de casa, sem o hábito de caçar, pode não estar infectado com a toxoplasmose. Um exame simples de sangue  no felino é suficiente para eliminar as dúvidas.

Algumas dicas para evitar a contaminação:

  • Lavar as mãos após o contato com carne crua; 
  • Lavar pias, tábuas de carne e outros utensílios; 
  • A carne deve ser cozida para o consumo;
  • Lavar bem as frutas e verduras; 
  • Limpar diariamente a caixa sanitária do gato, pois assim as fezes são removidas antes que os “ovos” possam se tornar contaminantes. As mulheres grávidas devem evitar essa tarefa, ou utilizar luvas e depois lavar bem as mãos;
  • Não alimentar os gatos com carne crua, vísceras ou ossos e não permitir que saiam de casa para que evitem o hábito da caça; 
  • Combater vetores, como insetos, por exemplo.

O convívio com animais é muito benéfico para nós, em todas as fases da vida. De forma segura e saudável, essa relação nos proporcionará momentos de felicidade. Por isso, tomando os devidos cuidados, não há necessidade alguma de se privar do convívio com os bichanos durante a gravidez.

Caroline Serratto - Colunista do Guia do Bebê

Caroline Serratto
Zootecnista, escritora e adestradora
Veja Perfil Completo.

 

Esta página foi publicada em: 15/02/2012.

Mais deste AUTOR:

Comentários

Jeh

ola minha mulher esta gravida de 15 semanas e temos uma gata de quase 1 ano,minha mulher é muito apegada ao gato e ela acostumo a gata dormi junto na cama com nois eu tento evita mais nao tem jeito ela qué ta junto com o gato e eu queria saber se isso pode prejudicar ela e o bebe nossa gata é limpa e nao tem doenças mais mesmo assim sera que pode prejudica.

Guia do Bebê

Leve o gato ao veterinário e solicite exames para zoonoses mais comuns como vermes e toxoplasmose (informe que sua esposa está grávida). Se os resultados apontarem um animal saudável e os cuidados de higiene e prevenção dessas zoonoses forem mantidos, não há riscos.

Rosana

Olá, meninas!Eu tenho um gatinho de 1 ano e meio e estou grávida de 6 semanas. Já pesquisei bastante, perguntei ao 'médico' do meu bichano e vi reportagens sobre o assunto: É mais fácil pegar toxoplasmose pela alimentação do que pelo gato, principalmente quando o gato não vai pra rua!Jamais vou me livrar do meu amorzinho!!!

Deby80

Ontem minha gata me arranhou, eu lavei bem o ferimento e passei antiseptico, mas temo que suas unhas estejam sujas de fezes (pois gatos enterram as fezes) e eu possa ter me contaminado...esta também é uma foma de contagio, ou somente atraves da ingestao?

Guia do Bebê

Nesse caso, apenas pela ingestão.

Deni

Estou grávida de 12 semanas e tenho um gato de Um ano e uma gata de 1e meiomoro em casa então eles tem acesso ao quintal, n tenho quem limpe as caixas então todos os dias limpo as caixas mais logo depois lavo bem as mãos e passo alcool mais como minha médica pediu q me afastasse deles primeiro pergunto o que fazer e segundo não existe nenhuma vacina que possa tomar para evitar essa doença?

Guia do Bebê

Todas as dicas já estão no texto. Não existe vacina. Converse com sua médica sobre a sua realidade e como proceder com segurança.

DANY

oi estou gravida de gemelar e a minha filha ganhou um filhote de gato pois ja se apegou com o gato e ate chora se falar em da o gatinho.
a minha GO disse que eu tenho q me desfazer do gato . pois na gravidez da minha filha eu tive gato e graças a DEUS ela nasceu perfeita . pois agora nao sei o que fazer me ajudem sera necessario eu me desfazer do bichano . pois gosto do bicho . preciso de resposta

Danitz

Conheço uma pessoa que sofreu um aborto atribuído à toxoplasmose. Ela era fumante. A médica dela disse que uma das maneiras de se pegar a doença era esta. Que encontra-se as vezes no tabaco. Não sei também se é verdade. Mas são tantas lendas que envolvem gravidez. Nunca se sabe!

Danitz

Minha filha nasce em 10 dias.
Tenho uma gatinha linda, carinhosa, calma e sem toxoplasmose. Ela tem 6 anos, já.
Quando passei pelo obstetra e este me disse que deveria "dar um fim" na minha companheira, antes mesmo de fazer o exame de sangue, "dei o fim" nas minhas consultas com ele.
A ignorância em algumas mães é aceitável. Mas vindo de um médico, é absurdo!

Jaqueline

Ótima página para acabar com nossos medos com relação aos bichanos porem tambem tenho dúvidas com relação a outro animal que é o coelho pois tenho muitos e não quero me livrar de meus feupudos

Su

eu tenho um gato com 1 ano de idade como ele bebe água da minha torneira como saber se ele tem a doença ,e se tiver se eu já não contrai estou de 5 semanas e ainda não consegui marcar com a ginecologista para começar o pré-natal???

Pesquise aqui
 
 
Depoimento