Pesquisar
atualizado em 27/05/2015 2:59h

Entenda as varizes

As varizes não são apenas umas veias aparentes na pele, além do aspecto não agradável elas podem evoluir para quadros mais graves.

publicidade

Varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem ao longo das pernas e podem causar dor, inchaço e, em casos mais graves, úlceras na pele. As varizes podem aparecer em três estágios: pequenas linhas avermelhadas, veias mais grossas de cor azulada ou nódulos grossos que saltam do plano da pele.

O que acontece é que as artérias bombeiam o sangue do coração para irrigar as pernas, e essas por sua vez têm veias que possuem a função de mandar o sangue de volta ao coração. Nestas veias existem pequenas válvulas que se estreitam após a passagem do sangue, não deixando que ele retorne para os membros inferiores. Em algumas pessoas essas válvulas se afrouxam e aparecem as varizes. Os motivos mais comuns são sedentarismo, hereditariedade e uso de pílulas anticoncepcionais.

Tratamento de varizes na perna com laser - Capifrutta / Shutterstock

Nas gestantes, o índice de aparecimento de varizes também é alto. Isso acontece pois com o crescimento do feto o útero passa a comprimir as veias na região do abdômen. Além disso, os fatores da gravidez, como o aumento de sangue circulando no corpo, aumento da produção de progesterona e aumento do peso, fazem com que haja uma dilatação das veias das pernas, podendo gerar varizes novas ou aumentar as já existentes.

Para evitar que as varizes cresçam ou que apareçam, existem algumas dicas:

  • Faça exercícios físicos de baixo impacto, como caminhadas, hidroginástica, natação;
  • Não fique muito tempo parada na mesma posição, seja ela em pé ou sentada;
  • Se precisar ficar em pé durante longos períodos, tente caminhar ou abaixar e levantar os calcanhares;
  • Cuidado com o peso, pois engordar subitamente favorece o aparecimento de varizes;
  • Não fume, o cigarro piora qualquer doença vascular;
  • Sol em excesso faz mal para a pele e acentua varizes;
  • Sauna, hidromassagem e banhos muito quentes dilatam os vasos sanguíneos e, para quem tem varizes acentuadas, aquecer demais não é recomendado;
  • Descanse os pés para cima, na altura dos quadris, quando puder.

Além de todas essas dicas, massagens são altamente recomendáveis. A drenagem linfática trata muito bem das pernas, ativa a circulação e melhora a textura da pele.

O mais aconselhável para quem já tem varizes é procurar ajuda de um angiologista ou médico vascular. Ele vai estudar o caso da paciente e ver qual a melhor maneira para tratar as veias incômodas. Algumas das opções são cirurgia, laser e escleroterapia química (tratamento que aplica uma substância para secar a veia).

Dicas e Dúvidas Frequentes

Qual a atividade física mais recomendada para gestantes com varizes?

O mais recomendado para gestantes com o problema é deixar as pernas levantadas por alguns minutos, usar meias de compressão, quando for indicação médica, evitar ficar muito tempo em pé ou sentada e fazer caminhadas regulares.

Como evitar varizes trabalhando sentada?

A gestante que trabalha sentada deve levantar e caminhar sempre que houver oportunidade. Se possível, quando for deitar, posicionar-se de lado, pois é a melhor posição para diminuir o inchaço das pernas. Exercitar-se é sempre bom e ameniza os sintomas das varizes, claro que moderadamente e quando não houver restrições médicas. Qualquer exercício que a mamãe resolva fazer tem que ser conversado com o médico para saber qual a indicação.

Subir escadas pode ajudar na prevenção das varizes?

Subir e descer escadas não tem contra indicação para mamãe que tenha gravidez normal, ou seja, de baixo risco. Mas, é importante que a gestante tenha todo o cuidado para se locomover em escadas e evitar ao máximo as escadas móveis. Uma queda da mamãe pode trazer complicações graves para o bebê.

Quando iniciar os tratamentos para remover varizes da gravidez?

Após alguns meses do nascimento do bebê, a mamãe pode procurar um especialista em varizes para ver qual o melhor tratamento para seu caso e qual a melhor época para iniciar.

Os tratamentos de varizes podem ser feitos por mulheres que amamentam?

Como as mulheres que amamentam não devem tomar medicações, em geral, apenas os tratamentos que utilizam laser são indicados nessa fase. Porém, apenas o médico poderá avaliar e fazer a indicação correta para cada caso.

As varizes da gestação tendem a desaparecer sozinhas?

Muitas vezes, as varizes que aparecem na primeira gestação somem após o parto. As da segunda gravidez, por sua vez, tendem a permanecer mesmo após o bebezinho nascer.

publicidade
publicidade