Pesquisar

Doe seu dente e ajude pesquisadores e estudantes de odontologia

Agora os dentes de leite podem ter um destino tão honroso quanto entregá-los à fada dos dentes: a doação

publicidade

Até pouco tempo atrás os dentes de leite e até mesmo os dentes permanentes extraídos por diversas razões não tinham um destino específico. As pessoas poderiam guardá-los como recordação ou simplesmente descartá-los. 

Recentemente, uma Campanha para a doação dos dentes foi lançada no Congresso Latino Americano de Odontopediatria – ALOP. Segundo a Dra Silvia Chedid, integrante da organização do evento, “as pessoas ainda desconhecem a possibilidade e importância deste tipo de doação. É importante entender que os dentes são órgãos do nosso corpo como qualquer outro e pode ser utilizado em pesquisa ou auxiliar alunos em seu aprendizado de odontologia.” 

A Campanha visa, além da doação de dentes, estimular e criar um conceito de responsabilidade infantil para a doação de órgãos. A campanha de doação de dentes procura desenvolver a consciência infantil para a coletividade e cidadania.

Criança sorrindo com um dente faltando - Foto: Jaimie Duplass/ShutterStock.com

Destino dos dentes doados

Os dentes permanentes ou de leite doados poderão ter dois destinos: a pesquisa ou utilização pelos alunos de odontologia durante seu aprendizado na Faculdade.

Quando o dente é utilizado para pesquisas, passa por um condicionamento e armazenamento mais elaborado e específico a fim de preservar todas as estruturas intactas, além de uniformizar seu estado para que não haja interferências nas pesquisas. Quando é utilizado por alunos, seu armazenamento é mais simplificado. 

Este tipo de doação é ainda pouco conhecido. Em nossa clínica, localizada em São Paulo realizamo a coleta de dentes para a doação.

Lá, eles podem ser recebidos e então enviados ao Banco de Dentes da Universidade de São Paulo, onde serão armazenados de forma apropriada, mantendo-os em perfeitas condições para uma utilização futura.

Clique aqui e veja o endereço de nossa clínica.

Para quem reside fora de São Paulo, poderá fazer a doação até pelo Correio, acesse o Banco de Dentes da USP e informe-se.

publicidade
publicidade