Bebê até 1 ano

Cuidado com a diarreia

O bebê está sem vontade de comer, está amuadinho, fazendo cocô aguado e reclama por causa das cólicas, ele pode estar com diarreia. A palavra assusta, mas a diarreia é comum em bebês com menos de um ano e pode ser tratada numa boa.

A diarreia do seu bebê pode ser causada por diversos fatores, como infecções intestinais, intolerância a algum tipo de alimento, por vermes, bactérias, vírus, entre outros. Há também quem diga que o bebê tem diarreia quando os dentinhos estão nascendo, na realidade, o cocô fica mais molinho pela quantidade de saliva que o bebê produz e engole nessa época, mas não é uma diarreia.

A maior preocupação em casos de diarreia é a desidratação. Os principais sintomas da desidratação são: boca seca, volume baixo de urina, choro sem lágrimas, sonolência e moleza. Por ter baixa resistência, os bebês abaixo dos três meses de idade tem mais propensão a ficarem desidratados. A melhor dica para quem quer prevenir a desidratação é amamentar o bebê ao seio com maior frequência. Se o seu bebê não amamenta mais ao seio, então deve-se dar bastante água ao seu bebê e complementar a hidratação com soro caseiro (prefira água ao invés de sucos naturais, e jamais refrigerantes ou sucos de caixinha).

Atenção, mamães: se a diarreia durar mais de dois ou três dias ou se o seu bebê apresentar sangue nas fezes, muito enjoo, perda de peso ou sinais de desidratação, é importante procurar o médico o mais rápido possível. Dependendo da gravidade do quadro, a desidratação pode causar até a morte do bebê. Hidratar bem a criança com soro caseiro e consultar o pediatra aos primeiros sinais é sempre a melhor solução.

Soro Caseiro:

Hoje em dia, em postos de saúde atendidos pelo SUS, é distribuído o Soro de Reidratação Oral, um pacotinho com a uma solução a base de açúcar e sal em pó, para ser diluído em 1 litro de água. Essa solução deve ser consumida em 24 horas. Passado esse tempo, deve-se jogar fora e preparar uma nova.

O Ministério da Saúde recomenda que quem não tem a solução pronta, tente pelo menos conseguir a colher-padrão, para não errar a medida. Em casos de emergência, dilua em 1 litro de água filtrada ou fervida uma colher de café de sal (3,5g) e duas colheres de sopa de açúcar (40g de açúcar).

Fernanda Segantini

Comentários

Faelinha

meu filho tem 8 meses esta evacuando e hj saiu um pouquinho de sangue pode ser da emorroida?

Guia do Bebê

Você deve levá-lo ao médico.

Samantha

Minha filha tem 9 meses e está a 4 dias com cocô muito mole e com uma espécie de catarro. Os dentes de cima dela estão nascendo. Pode ser por isso ou algum tipo de vírus ou verme? A Pediatra disse que é normal, mas estou preocupada.

Guia do Bebê

Isso deve ser avaliado por um médico.

Algumas crianças apresentam sintomas como febre, falta de apetite, alteração nas fezes, alteração do sono durante as ocorrências de erupção dentária. Mas cada caso deve ser avaliado.

Dani stefan

Cont. da msgm
Pois ela tinha crises de colica e prisao de ventre o cocozinho era diario mas com muita dor ,era seco.
O leite de soja ajudou,mas qual e sua opiniao a respeito dele,pq aorganizacao mundial de saude embargou.
O que seria essa diarreia de 1 dia,transitoria ou uma resistencia transitoria a lactose,ou temcomo depois de 1 mes desnvolver a intolerancia?Como ja disse ela toma

Dani

Minha bebe tem 2meses pesa 6kg360g,mede 63 cm ,esta com diarreia acida aparentimente depois de eu dar Aptamil 1(que consta lactose),pois ela estava tomando leite de soja aptamil soja1,mas parei de dar depois de ler que a soja faz um mal terrivel,mas o intestino estava regulado,voltei p/de vaca e isso mta colica,distensao abdominal e diarreia agora.Ela desde que nasceu toma LA, mudei p/soja pois

Carol

Tenho uma Bebê de 8 meses e ela esta babando muito, com o Nariz escorrendo, e as vezes esta com Desintiria, será que devo levar ao Ped? Sou Mãe de primeira viagem?

Moranguinho

tenho um bebê de 7 meses, e já tem ums dois dias q ela tá meia febril, e salivando muito e com um pouco de desenteria,e naris escorendo e só tá mamando,pode ser aparecimento de alguns dentinhos,ou devo leva ao medico o mais rapido! muito grata.

Fvale

bom dia, minha filha tem 3 meses e ela esta com diarreia, o médico passou pra ela um soro de agua de coco para hidrata-lá, e já passou um dia e ainda naum teve melhoras é normal naum ter melhorado ainda? e eu posso continuar dando agua pra ela e o soro de agua de coco também? peço que se puder me dar o máximo de informações eu irei ser muito grato!!!

Mauricio fawatto

meu filho tem 3 dias de naiscido esta com diarreia o que devo fazer?

Carla

Olá meu bebe ja esta com 4 meses e a dois meses tem diarreia,mas nao perde peso,exames mostraram açucares nas fezes e positivo para leucocitos,ha 3 meses não como nada q tenha leite e derivados,pode ser alergia a glutem mesmo mamando só no peito ??

Fabianarodrigue153

milha filha tem um ano e nove meses ontem ela amanheceu com uma diarreia muito agoada isso e normal?ela tem um xeiro muito forte

Pesquise aqui
Depoimento