Pesquisar

Criança consegue guardar segredo?

Não conte para ninguém, tá? Será que uma criança é capaz de cumprir esse pedido?

publicidade

Quantas vezes pais e pessoas que convivem com crianças já se pegaram pedindo para o pequeno guardar um segredo? Pode ser algo como: “Papai Noel não existe, mas não conta pro seu irmãozinho”, ou mesmo algo mais sério: “tudo bem, eu deixo você andar no carro fora da sua cadeirinha, mas não conta para seu pai!”. Afinal, será que crianças são capazes de guardar um segredo?

A resposta é simples: não adianta ameaçar, fazer chantagem, implorar. Nada disso funciona. Criança não guarda segredo e ponto final. Dependendo da idade da criança ela pode repetir o segredo em voz alta assim que você terminar de cochichar no ouvido dela, ou demorar um pouquinho mais para revelá-lo, mas uma hora ou outra, vai acabar falando.

“Contar um segredo a uma criança é entregar a ela algo muito mais forte do que ela pode segurar”, explica Maria Tereza Raduan, psicóloga especializada em terapia familiar. “Em geral, as crianças se sentem muito divididas com segredos, é algo muito pesado para carregarem sozinhas. Não conseguem lidar com isso”.

Mãe contando um segredo para o seu filho - Foto: matka_Wariatka / ShutterStock

A especialista explica que os pequenos sempre têm a figura de um “melhor amigo” para quem podem contar tudo, e não poder compartilhar um segredo faz a criança sofrer muito. “Ela sente que está traindo alguém: se contar trai quem pediu segredo, se não contar trai o grande amigo”, diz Maria Tereza.

Existem alguns casos em que a criança acaba guardando um segredo como, por exemplo, quando sofre abuso sexual e se sente severamente ameaçada. Ou quando, por sentir vergonha, não fala sobre a separação dos pais. “Nesses casos específicos a criança pode demorar muito para falar sobre o assunto, mas sempre aparecem sintomas”, alerta a psicóloga. Por isso, ficar atento ao comportamento dos pequenos é fundamental.

Portanto, o melhor que os pais têm a fazer é evitar dividir segredos com as crianças de qualquer idade, sejam bons ou ruins, segredos de família ou bobagens como festas surpresas. A recomendação é clara e objetiva: não conte segredo para crianças! Se para os adultos é difícil guardá-los, imagine o que fazem com a cabeça de uma criança.

publicidade
publicidade