Como minimizar os enjoos na gravidez

A maioria das gestantes é afetada pela fase do enjoo e para tentar evitá-la recorre a inúmeras receitas. Mas cuidado, não vá fazer tudo que lhe mandam, essa é uma fase temporária.

O enjoo, infelizmente, mamãe, é o sintoma mais frequente da mulher grávida. Cerca de 70% das mulheres sentem enjoos no primeiro trimestre da gestação, principalmente no segundo e terceiro mês, podendo se prolongar em poucos casos.

Não há uma receita infalível que acabe com o enjoo. O que vale para uma mamãe pode não ter efeito nenhum para outra.

Há alguns fatores que podem ser a causa dos enjoos, mas não é nada comprovado. Uma das teorias são os níveis de hormônios que aumentam e se alteram no primeiro trimestre.

Mulher sentindo enjoo durante a gravidez

A progesterona, que é responsável por manter a gravidez, deixa o estômago mais preguiçoso, isto é, há uma lentidão no trato gastrointestinal. Portanto, o alimento demora a chegar ao intestino, provocando os enjoos e até os vômitos.

Existem trabalhos que indicam que mulheres que têm altos níveis do hormônio gonadotropina coriônicas (hcg) são mais propensas a ter enjoos, como as mulheres grávidas de gêmeos. Mas ainda não existe relação consistente entre algum nível de hCG e enjoo, pois duas mulheres com o mesmo nível de hCG podem apresentar sintomas diferentes. Coisas da natureza.

Geralmente os enjoos aparecem na parte da manhã. Ou as futuras mamães já acordam enjoadas e ou enjoam assim que levantam. Por isso os enjoos são chamados de enjoos matinais. Isso não é regra, os enjoos podem aparecer também à tarde e à noite.

Na grande maioria dos casos, as mamães conseguem contornar esses enjoos em casa mesmo. Raros os casos de mamães que perdem muito peso, ficando desidratadas e tendo que tomar alguma medicação para controlar os enjoos. Caso isso aconteça, o médico deverá ser consultado.

A fase dos enjoos varia de mulher para mulher, mas em geral ocorre entre o final do segundo mês (semana 8) e o final do quinto mês lunar (semana 20).

Vamos colocar algumas dicas e assim a mamãe testará o que funciona para si.

  • Coma biscoitos água e sal antes de levantar da cama. O estômago vazio piora o enjoo. Comendo antes de levantar e esperando um pouco poderá evitar esse enjoo que aparece logo pela manhã. Os biscoitos, alimentos ricos em carboidratos ou frutas podem amenizar os enjoos durante todo o dia.
  • Coma pouco, mas de duas em duas horas. O estômago cheio também pode levar ao enjoo já que a digestão está mais lenta.
  • Evite alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão, alimentos muito condimentados e açúcares.
  • Evite deitar logo após comer.
  • Fundamental que esteja bem hidratada. Às vezes, água pode aumentar o enjoo. Tente colocar uma fatia de limão na água que irá beber.
  • Escreva um diário com o que te deixa enjoada e comece a evitar os principais causadores.
  • Gengibre ameniza os enjoos para muitas mulheres. Pode ser até em chá ou bala.

Dicas

Para quem já ouviu falar que o gengibre é abortivo segue link de estudo recente que não conclui sobre o tema mas considera relevante sua ação contra náuseas e vômitos em gestantes, recomendando o uso.

http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2010/v15n4/a1701.pdf

Comentários
Pris

gente estou com 8 semanas e faz 1 mes q ñ paro de vomitar.
ate a água, e o meu proprio xeiro me enjoa, estou tomando o dramim b6 ha uns 6 dias e ñ melhoro.
fico triste, deprimida, ñ tenho vontade de me arrumar nem d sair d casa, espero q isso passe logo, pois ñ estou mais aguentado.

Paulinha

Olá bom dia! Eu estou na 11ª semana de gestação e não aguento mais os vômitos. A semana passada inteira vomitei todos os dias devo ter emagrecido uns 5 kg, pois até o dia 12/02 eu já havia perdido 3kg. Esta fase está muito difícil pra mim é o meu primeiro bebê, ainda não sei como lidar com os enjoos. Estou tomando Vonal, Meclin e DramimB6. O Dramim B6 é o que mais ajuda, mas também dá muito sono para as mulheres que trabalham fora é complicado. Se alguém souber de mais alguma coisa que possa ajudar esta fase, por favor, compartilhem. abçs.

Leide

Boa tarde estou com 12 semanas, e enjoo muito , uso limão na água, mas está muito difícil. Em casa na hora de preparar as refeições sofro muito , pois o cheiro das comidas me deixa mal. Hoje me sinto muito chorona também...

Psantos

Estou com 6 semanas e tenho sentido muitos enjoos. Estava tomando Dramim mas como não estava fazendo efeito meu médico alterou o remédio para Meclin 50g e tem aliviado os vômitos. Outra coisa que tem ajudado bastante é água de coco bem geladinha alivia na hora. Que Deus nos ajude pq essa fase é dureza.

Cunha

E a minha segunda gravides a primeira foi pio meu filho tem 7 anos nossa não consigo aproveitar já perdi 3 kilo e muito ruim principalmente a noite e de manhã parece que vou norre não consigo dormir tô tomando drami espero que passe rápido tem dias que é pior afff

Arthur ou sofia

Boa Dia futuras mamães, estou de 7 semanas e enjoando muito, desde o levantar, até dirigir e até cheiros fortes me enjoam, aprendi alguns truques que aliviam bastante, estou comendo menos e de 3/3 horas e dei preferência a frutas cítricas como laranjas, abacaxi e morangos, toda vez que o mal estar começa já como uma fatia ou espremo limão na água e resolve muito! Bju e boa sorte a todas!

Ju

OLá futuras mamães! Também estou passando muito mal, estou de 6 semanas. Um mal estar horrível, enjoo, fico salivando, e isso é contínuo. Não consigo dormir bem a noite, e para piorar nenhum lugar esta bom, amo minha casa, mas até dela estou enjoada. Rezo para que passe logo, pois é meu primeiro filho, infelizmente não estou conseguindo curtir a gravidez,e que Deus nos abençoe, melhoras pra todas.

Jak

Ola! Estou na fase de exames de rotina.nao sei com quantos dias ou mês de gestação estou..gostaria de saber se tomar Café é recomendável pra esse início de gravidez?! Obg.

clique abaixo para ver + comentários