Cabecinha torta

O seu bebê parece estar com a cabeça torta ou amassada? Veja o que fazer.

Muitas mães têm dúvidas referentes a deformidades na cabecinha do bebê. Muitas vezes eles já nascem com a cabeça torta e outras vezes, por ficarem deitados na mesma posição durante muito tempo, acabam ficando com a cabecinha "amassada".

Segundo a Dra. Carmen Lúcia, pediatra da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, a deformidade no crânio do bebê na fase do nascimento até os primeiros meses de vida é normal. "É comum que alguns bebês nasçam com a cabecinha 'amassadinha'. Geralmente tem uma relação direta com a posição do bebê dentro do útero ou até mesmo com a passagem pelo canal vaginal. O índice pode aumentar na gestação de gêmeos e no bebê com torcicolo congênito", explica a pediatra.

Essa deformidade do crânio na fase neonatal pode ocorrer desde o nascimento até os primeiros meses de vida e se resolve espontaneamente.

A posição que o bebê dorme também influencia muito na forma da cabeça do bebê nos primeiros meses de vida, quando o crânio tem mais capacidade de se deformar. Como os pediatras recomendam que recém-nascidos durmam com a barriga para cima para diminuir o do risco da Síndrome da Morte Súbita, a parte posterior da cabeça pode ficar amassadinha.

A dica é alterar um pouco a posição da cabeça do bebê durante o repouso, virando levemente para um lado e para o outro. Quando estiver acordado, ele pode ficar durante um tempo de barriga para baixo, mas sempre observado para evitar que tenha dificuldade de respirar.

Não é de tudo verdade que se não voltar a forma até os três meses, o bebê irá manter a deformidade. Normalmente, o achatamento desaparece com o crescimento da criança. Por outro lado, existem várias alterações da forma do crânio e de origens bem diferentes. Sendo assim, é importante consultar o médico para saber se a alteração no formato da cabeça do seu bebê é apenas por causa da posição de dormir.

Fernanda Segantini

Leia Também:

Comentários

Clau

olá Dea! eu trabalho na area da radiologia e realizo exames de tomografia de crânio a quinze anos e posso te garantir que nenhuma cabeça é simétrica, tem muita gente que tem plagiocefalia e nem sabe.Ref ao especialista procure o neuro pediatra só ele é o profissional correto para avaliar o crânio do seu sobrinho.

Caio, minha vida!!!

A cabecinha do meu bebe esta um pouco torta,mas logo,logo vai ficar certa!

Rob

Olá pais e mães! Estou atento a tudo o que acontece com meus filhos, pelo menos tento. E pude observar que a cabecinha do meu mais novo era torta. Custei a aceitar a realidade mas perguntei ao pediatra, que de pronto me respondeu que era assimetria craniana. Sim, mas e daí?! Ao ler as mensagens que o GB nos manda, vi um artigo sobre o assunto na w3.cranialcare.com.br. Visite o site!

Ana

Gostaria de saber como é o torcicolo congenito, pois meu bebe só fica com a cabecinha de um lado, se vc muda ela reclama.

CrisGoncalves77

Olá, meu bb tem 3 meses e a cabecinha é bem tortinha, segundo o pediatra é normal. Vou virando a posição de dormir, pq realmente ele fica somente em uma se deixar.

Eluana

olá, a minha bebe vai fazer 7 meses, ela tem a cabecinha torta, é cara a prótese? ela ja esta no mes avançado para usar? Aguardo respostas! Bjos!

Rack

meu bb ja esta com 3 meses e desde sempre so dormi de bruço, logico fico olhando o tempo todo pra ver se respira normal, de barrriga pra cima ele se assusta o tempo todo e não dormi mais que 15 minutos, tem algum problema ja que ele está grandinho, a cabeçinha dele não etá torta kk bjuu

Ge

Quanto custa esta ortese? é muito cara? obrigada

Mi

Minha filha também ficou com a cabecinha torta por que ela apoiava sempre do mesmo lado e optamos por colocar a órtese (capacetinho) qdo ela tinha 6 meses. Foi a melhor caisa que fizemos, pois alguns médicos diziam que ia voltar, outros que não sabiam, e não queríamos correr o risco. Hoje ela é perfeita! A clínica que faz as órteses no Brasil é a Cranial Care (www.cranialcare.com.br).
abs!

Dri Hoodans

Gente, tem algumas coisas que voltam ao normal mas outras que não e precisam ser avaliadas por um médico. Nesse site tem umas fotos pra fazer o exame em casa e ver se está tudo bem com o seu bebê, achei muito útil http://www.cranialcare.com.br/plagiocefalia/o-que-e.html pra ver se é o caso de estar achatado ou tortinho.

Ppsucri

Olá!
Meu bb tem 5 meses e a cabecinha dele era bem torta, achatada do lado esquerdo e pontuda do direito agora que ele ja começou a rolar ja esta melhorando visivelmente...

Bia_C

Meu bb nasceu com a cabecinha um pouco torta, hoje ele está com 1 mês e a cebecinha dele ja está normal..

Pesquise aqui
 
Depoimento