Colunistas

Bronquiolite em Crianças

Essa doença é mais comum em bebês de até 2 anos e costuma ocorrer principalmente nos períodos de outono e inverno.

A bronquiolite é uma doença aguda, classicamente definida como o primeiro episódio de sibilância associado a uma infecção por vírus, em crianças menores de 2 anos de idade. Tem como principal causador (80%) o Vírus Sincicial Respiratório (VRS), ocorrendo principalmente nos meses de outono e inverno. Na cidade de São Paulo, estudos mostram que a estação tem início, em geral, no mês de marco, com pico em maio/junho e término em julho/agosto. 

A bronquiolite é uma das mais frequentes afecções do aparelho respiratório em lactentes. Ocorrem nos primeiros dois anos de vida, com pico de incidência no primeiro semestre e uma leve predominância no sexo masculino.  Aproximadamente 0,5 a 2% das crianças necessitam internação hospitalar .

A transmissão do VRS ocorre por contato direto com secreções respiratórias, em geral, por meio das mãos e objetos contaminados. O período de incubação é de 4 a 5 dias e a evolução com acometimento pulmonar ocorre após 1 a 3 dias do início da coriza.  A doença tem início como um resfriado comum (tosse, coriza, espirros e febre) evoluindo com sibilos (chiado), cansaço e piora da tosse. 

O diagnóstico é baseado na clínica da criança e identificação do agente etiológico em alguns casos.  A maioria das crianças respondem ao tratamento em domicilio com inalações, hidratação e fisioterapia respiratória. Medicações como broncodilatadores e corticoesteroides devem sempre ser prescrito e acompanhado pelo médico. 

A prevenção consiste basicamente na diminuição da exposição aos agentes etiológicos. Deve-se evitar o contato de lactentes com pessoas com sinais de resfriado, locais com aglomerados de pessoas. Deve-se evitar também a exposição a poluentes ambientais, principalmente fumaça de cigarro, que atuam como irritantes das vias aéreas e aumentam a gravidade da doença. Pacientes de alto risco devem também fazer a profilaxia medicamentosa com anticorpo monoclonal, este prescrito sempre pelo pediatra ou pneumologista pediátrico do paciente.

Dra. Priscila Catherino - Colunista do Guia do Bebê

Dra. Priscila Catherino
Pediatra com especialização em Pneumologia Pediátrica
Veja Perfil Completo.

Esta página foi publicada em: 16/05/2012.

Mais deste AUTOR:

Comentários

Vania

Meu bebê esta com esse sintomas
vou leva-lo agora ao medico, mas o que não entendo é que esta fazendo
muito calor.

Guia do Bebê

O tempo seco e concentração de poluentes também contribuem para o quadro.

Kelly

Oi, meu Davi também está com bronquiolite,ele tem 4 meses,fiquei preocupada porque li e vir que ela pode volta,levei ele ao medico,ele passou clavulin,pra dar 3ml de 8h8 e aerossol,eu li a bula dele não vir nada falando sobre bronquite,fiquei preocupada, será que estou dando o remédio certo? Me ajude alguém

Sil

Informação sobre este assunto é muito importante! Meu bb tem 01 ano, e desde os 06 tem este problema, fazemos inalação nele de 3 a 4 vezes por dia qdo está mal e de vez em quando utilizamos a bombinha de salbutamol e durante o banho preparamos uma solução de água quente com essência de eucalipto-menthol e isso tem ajudado bastante.

Nadiunica

Meu bébé tem 10 meses é alergica e apanha bronquiolite depressa,por isso, está a tomar um anti-alergico e por esses dias tomará uma vacina contra doenças respiratórias

Jana

Olá, minha filha de 4 meses está com tosse e um pouco de secreção, a pediatra receitou fosfato sódico de prednisolona, andei pesquisando sobre o remédio, só que fiquei com muitas dúvidas. Esse remédio é para broncolite?
Desde já agradeço pelos esclarecimentos.

Danizinha

ola meu bebe esta fazendo um tratamento por causa da bronquiolite, passei na pneumologista e ela me indicou para o tratamento o montelucaste e fluiticasona, tenho duvida porq compramos o montelair gostaria de saber se o efeito é o mesmo? e sobre o fluticasona está dando reações no meu bebê como diarreia e agitação estou quase parando com a fluticasona DR.vc me aconselharia a parar? obrigada

Grazy

meu bebe tem 7 meses está com os mesmo sintomas! teve febre tosse a noite chorando. ja tirei 3 raio-x e so me dizem tem cátaro nu peito. sera que pode ser bronquiolite!?

Erica

Meu bebê teve bronquiolite com 04 meses e precisou ficar internado, e agora com 06 meses teve novamente mas não precisou de internação... Tenho medo que ele desenvolva uma bronquite daquelas terrível, por isso agora estou fazendo um acompanhamento com uma Pneumologista Pediátrica, se Deus quiser ele ficará bem... Mas temos ficar sempre alerta.

Kirley

Muito bom saber mais sobre este assunto.
meu bb está com 6 meses e já o deixo no berçário desde os 4 meses e meio, há cerca de 3 dias vem apresentando alguns dos sintomas informados, coriza, chiadinho leve e tosse. Neste caso o que devo fazer, já que trabalho e necessito que ele fique no hotel?

LALI

adorei a materia...

Memere

Adorei a matéria, estou passando por isso com a minha filha que tem 10 meses. Não foi preciso interná-la somente utilizando os antibióticos.

Depoimento