Pesquisar

Brincar de jogar o bebê para cima pode ser perigoso?

Jogar o bebê para o alto não causa lesões como as atribuídas à SBS - Síndrome do Bebê Sacudido.

publicidade

Jogar o bebê para o alto não causa lesões atribuídas à SBS. A SBS está associada a maus tratos. O único perigo associado a jogar o bebê para o alto é o risco dele sofrer uma queda ou atingir algum objeto próximo.

Sobre a SBS - Síndrome do Bebê Sacudido

Chacoalhões ou sacudidas, fazem com que o bebê realize um movimento extremo de aceleração e desaceleração da cabeça, podendo ocorrer graves lesões cerebrais e, em casos raros, até a morte. 

Entre o cérebro e o crânio da criança existe um pequeno espaço para o crescimento e desenvolvimento da massa encefálica. Quando se sacode a criança, o impacto pode provocar lesões e o inchaço do cérebro. De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (EUA, 2007), de 25% a 30% de crianças vítimas dessa síndrome morrem e apenas 15% sobrevivem sem qualquer sequela. Podem ocorrer hemorragias cerebrais e oculares que podem levar a cegueira, convulsões, vômitos, letargia, retardo mental, problemas motores e até paralisia e dificuldade de aprendizagem.

A SBS está ligada a maus tratos por parte dos cuidadores. Alcoolismo do adulto, pais muito novos e estresse podem ser um dos fatores que levam o bebê ser sacudido violentamente. Um dos gatilhos mais fortes para os chacoalhões é o choro prolongado dos bebês. Os pais não conseguem confortar o bebê que chora normalmente de duas a três horas por dia e na tentativa de cessar o choro sacodem a criança bruscamente numa clara atitude de descontrole e violência.

Se você se ver em uma situação de quase descontrole com seu bebê, peça ajuda para alguém próximo, como um vizinho ou chame um parente para lhe ajudar. Bastam alguns segundos de descontrole para consequências irreversíveis em sua vida e na de seu bebê.

Mãe brincando de jogar o bebê para o alto - foto: SergiyN/ShutterStock.com

publicidade
publicidade