Alterações da visão durante a gestação

Alerta para cinco importantes alterações de visão durante a gravidez

Durante os nove meses de gravidez, sintomas como desconforto provocado pelas lentes de contato, mudanças no grau, olho seco, inchaço nas pálpebras e maior sensibilidade à luz são considerados comuns. Qualquer outra mudança deve ser investigada atentamente.

"Visão manchada ou distorcida, além da formação de pontos pretos nas imagens, podem indicar um problema muito mais sério e a necessidade de acompanhamento oftalmológico durante toda a gestação e ainda depois", diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

Neves diz que, antes mesmo de engravidar, pacientes com algumas condições pré-existentes, como glaucoma, pressão alta ou diabetes, devem buscar orientação de um médico oftalmologista para que as alterações de visão sejam todas monitoradas. A seguir, o médico aponta os problemas visuais mais comuns durante a gravidez:

1. Olho seco. "Trata-se de um problema temporário e que tende a desaparecer logo após o nascimento do bebê. O ideal é usar lágrimas artificiais para garantir maior bem-estar no período."

2. Sensibilidade à luz. "Geralmente, esse é um dos sintomas da enxaqueca, que pode ser acentuada no período da gestação por conta das variações hormonais. Nesse caso, é melhor conversar com o ginecologista antes de fazer uso de qualquer medicamento, ainda que esteja acostumada."

3. Mudança de grau. "As variações hormonais também podem acarretar mudanças refrativas, aumentando a graduação dos óculos ou lentes de contato. Pergunte a seu oftalmologista se não podem deixar a correção para depois da gravidez, já que o grau ainda pode regredir."

4. Visão manchada. "Durante a gestação, as chances de a mulher desenvolver diabetes são maiores, sendo que a visão manchada pode indicar alto nível de açúcar no sangue. Nesse caso, o monitoramento de um médico oftalmologista durante todo o período é fundamental."

5. Formação de pontos pretos na imagem. "Tanto a visão manchada como a percepção de pontos podem ser sinais de pressão alta durante a gravidez. O quadro exige acompanhamento médico, já que níveis muito elevados de pressão sangüínea podem provocar o descolamento da retina."

 

Pesquise aqui
 
Depoimento