Gestantes

Alguns mitos da gravidez

Existem muitas histórias que giram em torno da gravidez. São tantos contos e lendas que a mamãe fica sem saber se acredita ou não. Até porque as vezes as informações são verdadeiras Mas têm outras que são mentirosas e que passam de geração para geração sem saber onde tudo e por que começou.

Aqui vamos desmistificar algumas histórias que as vovós, titias e vizinhas ainda acham que são verdadeiras e deixam a cabeça da futura mamãe confusa.

O sexo pode prejudicar o bebê – O sexo só será proibido se o médico encontrar alguma alteração com a gestação (como deslocamento de placenta e pressão alta). Se não tiver problema algum com a gestante e o bebê, o sexo está mais do que liberado. Não machuca o bebê, já que está envolvido pela placenta. E além de aumentar o fluxo sanguíneo na área da bacia aumentando a oxigenação fetal, as endorfinas produzidas no orgasmo trazem a sensação de bem-estar no bebê.

Ficar em jejum para diminuir o enjoo – Isso não é verdade! Pelo contrário, a mulher deve comer mais vezes e em menos quantidade se quiser diminuir a sensação de enjoo.

Se a grávida soprar a nuca do marido quando este está dormindo, passa os enjoos para ele – Enjoos são causados pelos inúmeros hormônios que a mulher têm no seu organismo durante a gravidez e isso NÃO melhora apenas com um sopro na nuca do marido.

A mulher deve comer por dois – Mais um engano. A mulher deve aumentar somente 300 calorias por dia para que tenha uma gravidez saudável sem um grande aumento de peso. Essa quantidade já é suficiente para que o bebê se desenvolva de forma satisfatória. A mulher deve comer mais qualidade e saudavelmente.

Barriga redonda indica menina e pontuda menino – A forma da barriga NÃO tem relação com o sexo do bebê. A barriga se desenvolve dependendo da conformação física da mamãe.

Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal – Não podemos realizar as mesmas atividades físicas de antes da gravidez, mas exercícios supervisionados por um profissional especializado são mais do que recomendados. Hidroginástica e caminhada são exercícios de baixo impacto que podem ser realizados pela futura mamãe.

Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo – O que vai definir se seu filho vai ser ou não cabeludo não é a azia e, sim, a genética. A azia aparece porque o útero pressiona o estômago, causando um refluxo do ácido do estômago.

Se os desejos da grávida não forem satisfeitos o bebê pode nascer com algum sinal – Os desejos são originados normalmente devido à necessidades do organismo da grávida, como falta de alguma vitamina. Mas se a mamãe não comer a jaca que deseja seu filho não vai nascer nem com cara nem com algum sinal lembrando a jaca.

Grávidas devem fazer sauna ou permanecer em banheiras com água quente por muito tempo – Mentira. Mamães grávidas NÃO podem ficar em banheiras e saunas por muito tempo. O calor estimula a vasodilatação dos vasos, podendo levar a uma hipotensão arterial. E isso prejudica o transporte sanguíneo para o feto.

Gestante não pode andar de moto? - Não existe nenhum estudo ou pesquisa que relacione prejuízos ao feto ou para a gestante que anda de moto (seja pilotando ou como passageira - garupa). O que irão surgir ao longo do tempo são desconfortos para a gestante devido à postura. Mas a estatística é cruel para quem anda de moto no Brasil. Os números de acidentes não param de aumentar e a maioria deles ou causa invalidez permanente ou a morte, segundo os números do Seguro DPVAT. Sendo assim, a recomendação é que se tenha bom senso e utilize a moto apenas em situações realmente necessárias, mas se possível escolha ir de carro ou ônibus para o seu compromisso, esteja ou não grávida.

Bruno Rodrigues

Leia Também:

Comentários

Nessa

Mariana Rocha, Não se preocupe pois tenho uma amiga de infância que não conseguiu escutar o coraçãozinho e ela ja estava de 12 semanas e hj o bebê é lindo se chama gabriel e esta com 3 anos perfeito e saudável. Desejo uma boa hora pra nós. bjs

Kary

eu só escutei o coração do meu filho com dois meses de gravidez..
eu ficava agoniada ,pois não escutava o coração dele toda vez que ia pro pré-natal. mas ai a médica disse que era normal e tal.
e hoje estou com 35 semanas e ele está ótimo. só estamos ansiosos pela chegada do Hegel Pietro ..
** veeem logoo mamãee .. rsrsrs

Marianarocha48

Ola .. Estou de 5 semanas e nao conseguir ouvir o coraçãozinho do meu bebê fiz uma transvaginal e nao conseguir porém meu saco gestacional está certinho e o meu bebê esta lá. So que o medico que mim atendeu falou algumas coisas que mim deixaram muito triste ele disse que meu bebê pode esta muito novinho ainda ou pode está morto.. mais é possível eu ouvir o coraçãozinho dele com 5 semanas?

Guia do Bebê

Pelo ultrassom é possível ouvir o coração do feto a partir da quinta semana, porém em alguns casos somente mais tarde. Então, ainda não há nada definido, mantenha a calma e esperança e consulte seu médico.

Paulinha

Olá...

Estou de 7 semanas e sinto de vez em quando uma sensação de cólica menstrual. Fui ao Pronto Socorro ginecólógico e a Dra. analisou meu útero e fiz ultrassom, no qual o bebê está com batimentos cardíacos normais e está dentro do útero mesmo (ela disse que poderia estar nas trompras).
Ainda assim, é necessário procurar um médico?
Minha 1ª consulta de Pré Natal ocorrerá daqui a 1 semana.

Guia do Bebê

Se você deseja uma segunda opinião, então procure outro médico.

Bruu

ola
estou com 7 semanas e tenhu muitas tonturas e gostaria de saber se eh normal pelo calor ou se devo procurar um medico????

Guia do Bebê

Existem vários motivos que podem levar a episódios de tontura, o ideal é procurar o seu médico para avaliar possíveis causas.

Fabíola

Olá eu tenho um filho de três anos na gravidez dele não senti nada além de sono e fome estou gravida do meu segundo filho estou com 8 semanas tenho passado muito mal enjoo falta se sono mal humor e ansiedade para saber o sexo

Gabi

Estou de 8 semanas e sinto muitas cólicas, como se fossem menstruais. Isso é normal ou devo procurar meu médico?

Guia do Bebê

Idealmente você deve comunicar seu médico.

Mark.bandeira

Estou passando por um dos momentos mais tristes da minha vida! Eu sempre quis ser pai, e a cerca de dois meses recebi esse presente da minha namorada... Porém ela resolveu terminar nosso relacionamento com 3 meses de gestação

Depoimento