A leitura nos primeiros dias de vida do bebê

Criar hábitos de leitura na criança é muito importante para o desenvolvimento do vocabulário, da fala e linguagem e do aprendizado. A dúvida pode aparecer na questão de quanto tempo meu filho deverá ter para começar a ler para ele. Saiba que a leitura já pode entrar no mundo do pequeno quando ele ainda é bebê.

Um estudo do Hospital Montreal Children's, no Canadá, e publicado no Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, destaca que pais que lêem para bebês que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) beneficiam a seu filho e ao vínculo entre eles.

Isso também é válido para os pais que não tem problemas com seu filho e o levam para casa logo após o nascimento.

Bebê usando óculos e lendo um livro - blessings / ShutterStock

O relatório indica que os pais que vão para a casa e deixam seu bebê internado na UTI passam por uma situação estressante, dificultando o vínculo pais-filho. O que se encontrou foi que ler para o bebê mesmo que este esteja na incubadora facilita e aumenta o vínculo de pais e filhos.

Os números são ótimos: quase 70% dos pais se sentiram mais próximos de seus filhos, aumentando a sensação de intimidade e controle sobre a situação. Esses sentimentos ajudam os pais quando forem para casa levando os pequenos. Já os bebês ficaram mais tranquilos ouvindo as vozes dos pais, ajudando no desenvolvimento cerebral e, conseqüentemente, possibilitando a alta em menor tempo.

E como desde cedo se cria o hábito de ler, um dos autores do estudo, Dr. Janet Rennick, relata que a intenção é acompanhar a evolução dos efeitos a longo prazo dos benefícios da leitura.

Ler um livro para a criança é diferente da linguagem do dia a dia, pois usamos tons e ritmos diferentes. A linguagem usada nos livros geralmente é mais rica, favorecendo vocabulário e leitura e escrita das crianças. Uma simples imagem colorida ou um conto qualquer podem explorar um imenso universo ainda inabitado na cabeça da criança.

Busque livros de acordo com a faixa etária dela. Evite queimar etapas, oferecendo livros para crianças de 7 anos a uma criança de 3 anos. Um bom livro não necessariamente precisa ter textos. Procure um tema que seu filho adore e deixe o pequeno viajar enquanto folheia o livro.

Bruno Rodrigues

Pesquise aqui
 
 
Depoimento