Pesquisar

A festa de 1 ano do bebê

Depois do nascimento, esse talvez seja o momento mais esperado pelos pais

publicidade

Planejar a festa de aniversário do seu bebê está diretamente ligado a quanto você quer gastar. Muitos pais gostam de fazer uma festa do tipo inesquecível, mas outros querem realizar uma festa simples e que não comprometa as finanças. Seja qual for o seu perfil faça com um bom planejamento e organização e tudo dará certo.

Mamãe ao lado de seu bebê com seu bolo de aniversário de 1 ano - Foto: Alliance/Shutterstock.com

Uma festa mais simples e com orçamento menor

A melhor maneira de manter a simplicidade é fazer a festa na sua casa ou, se tiver, no seu jardim ou quintal. Alguns condomínios possuem espaços para festas, verifique com muita antecedência se a data que você deseja está disponível e quais as condições para o uso do espaço, pois embora seja dentro do condomínio, alguns possuem regras tão rígidas quanto as de um buffet.

A comida não precisa ser sofisticada - pizza, cachorro-quente e pipoca são de fácil preparo e sempre são certo. Docinhos tradicionais são certeiros, mas o brigadeiro não pode faltar. Salgadinhos fritos também são sempre devorados com gosto, principalmente se for uma coxinha, mas se você não gosta de frituras, não haverá problema em oferecer salgados assados ou até mesmo sanduíches do tipo “natural”.

Considere convidar apenas a família e amigos próximos, até porque com um ano, seu filho ficará cansado de toda a agitação. Muitas pessoas, muita atenção e muito barulho podem assustá-lo.  

A decoração também é fácil. Balões são uma opção barata e divertida. Lembre-se de posicioná-los numa altura que seu bebê não possa estourá-los. Com o barulho, ele pode se assustar e chorar, e pedaços do balão são um perigo para engasgar. Lembre-se de apanhá-los, caso algum estoure. Também existem centenas de kits prontos em lojas especializadas, de personagens famosos a kits personalizados.

Faça seu bebê cochilar antes da festa. Outra dica é fazer uma festa curta. A última coisa que você quer é um bebê cansado.

Se houver outras crianças, programe brincadeiras e atividades. É muito mais fácil controlá-los quando estão entretidos.

Como você estará muita ocupada, escolha uma pessoa que não se importe de tirar fotos durante toda a festa. Elas serão a principal recordação, então quanto mais fotos, melhor.

Uma festa no buffet com um orçamento maior

Caso você opte por uma festa em buffet, a conta pode sair um pouco mais alta mas, certamente, você terá muito menos trabalho. Na hora de determinar o buffet, escolha um que tenha brinquedos apropriados para as crianças maiores mas também para o aniversariante e seus amiguinhos da mesma idade. O bebê também deve se divertir.

Verifique com muita antecedência se há a data que você deseja, normalmente os buffets mais famosos possuem uma agenda lotada e ocupada com mais de 1 ano de antecedência. Veja o que está incluindo no pacote e certifique-se que tudo esteja detalhado no contrato. Veja a forma de pagamento, pois alguns aceitam um parcelamento antecipado, ou seja, você começa a pagar a festa meses antes do aniversário, e em alguns casos poderá ser útil. Verifique no Procon ou até mesmo na Internet se não há reclamação contra esse buffet. Consulte amigos e conhecidos que já realizaram festas no buffet que você escolheu.

Ao escolher a roupa do bebê, leve em conta o conforto para brincar. É claro que o bebê tem que estar lindo mas também a roupa não deve deixá-lo sem movimentos. Você pode vesti-lo com uma roupa (incluindo o tênis) para brincar (que poderá sujar sem problema) e uma outra para o momento do parabéns e das fotos com os pais e os avós babões.

O primeiro aniversário é um momento para se recordar. Lembre-se de tirar fotos (muitas fotos) e divirta-se.

Atenção com a alimentação de seu bebê

Embora seja festa, não será o momento ideal para que seu bebê seja apresentado às inúmeras guloseimas que serão servidas na festa, pois o resultado poderá ser devastador já na mesma noite. Cólicas, desarranjos intestinais, reações alérgicas, etc.

Se desejar oferecer algo como um salgado ou um doce, escolha um salgado e um doce e ofereça um pequeno pedaço de cada e só. Nada de deixá-lo "experimentar" um pedacinho de tudo que há na festa. E preste muita atenção, pois se o seu bebê ficará passando de mão em mão na festa, há um grande risco de que cada uma dessas pessoas que o pegar no colo ofereça um pedaço de algo à ele.

Tanto se a festa for em casa ou no buffet, ofereça a comida que ele está acostumado no dia a dia e no horário que ele costuma comer.

publicidade
publicidade