Pesquisar

31 de outubro - Dia do Saci: vamos celebrar as travessuras tupiniquins?

Não é só Halloween, a data exalta também o folclore brasileiro, pois se comemora o Dia do Saci

publicidade
Uma resposta brasileira à festa americana e que não deixa a desejar no quesito travessura. Criado em 2003, o Dia do Saci é comemorado no dia 31 de outubro com manifestações culturais em muitos municípios brasileiros.
 
O músico e escritor Gustavo Rosseb, autor da série literária As Aventuras de Tibor Lobato, cujo enredo é baseado no folclore brasileiro, tem como um dos personages principais da trama o septuagenário Sacireno Pereira, um saci de 77 anos, bem diferente do que estamos habituados a ver. Inspirado em Monteiro Lobato e Câmara Cascudo, Rosseb estruturou o personagem na lenda que diz que o saci nasce com 7 anos - sua gestação é dentro de um bambu - e morre aos 77, e foi essa outra fase do saci que quis mostrar ao público.

As Aventuras de Tibor Lobato é uma trilogia de tirar o fôlego que explora o folclore brasileiro de maneira incomum e com linguagem ágil. Uma ficção infanto-juvenil que traz toda a magia e as crenças de um povo de forma criativa e divertida. Gustavo Rosseb resgata e reformula personagens famosos como a Mula sem cabeça, o Curupira e o Saci e outros nem tanto, como a Pisadeira, a Porca dos Sete Leitões e o Gorjala. “Quando me vi apaixonado por literatura fantástica, senti falta do nosso dedo por lá. Sentia que a literatura juvenil estava carente de assombração tupiniquim. Juntei a fome com a vontade de comer e resolvi assumir a responsabilidade de escrever algo novo para o gênero.”, afirma o autor.

As Aventuras de Tibor Lobato - Foto: Reprodução

Com o “boom” de Harry Potter, muitos novos leitores caíram nas graças da literatura infanto-juvenil. Porém, no Brasil, a maioria dos livros de fantasia se baseia em mitos e culturas estrangeiras deixando em segundo plano a cultura brasileira. A série As Aventuras de Tibor Lobato se destaca nesse ponto, por trazer as lendas e personagens do nosso folclore de maneira acessível, adaptando-os à linguagem juvenil moderna, o que vem despertando o interesse de escolas para trabalhos e exercícios que ressaltem aos alunos a importância de nossa cultura.

As obras:

O OITAVO VILAREJO – LIVRO UM
Ano: 2016 / Páginas: 224
Autor: Gustavo Rosseb
Editora Jangada

Depois de perder os pais num terrível incêndio e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e a irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar em seu sítio, onde fazem amizade com Rurique, bom conhecedor das lendas e histórias do lugar. Na época da quaresma, coisas muito estranhas acontecem na região. Seres fantásticos e assombrações passam a aterrorizar os habitantes dos Sete Vilarejos.

Os amigos começam a correr perigo quando descobrem segredos sinistros que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí, inicia-se uma aventura cheia de magia, que os levará a reconhecer e valorizar virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.

*A série já tem direitos de filmagem adquiridos pela Parakino Filmes para ser adaptada para os cinemas.


A GUARDIÃ DAS MUIRAQUITÃS – LIVRO DOIS
Ano: 2016 / Páginas: 336
Autor: Gustavo Rosseb
Editora Jangada

Neste segundo volume da série As Aventuras de Tibor Lobato, Sátir desaparece e seu irmão Tibor Lobato, junto com o amigo Rurique, partem em busca de pistas, numa jornada que envolve viagens subaquáticas, cidades fantasmas, ataques de lobisomens, botos e filhotes de saci.

Quando os garotos pensam que as coisas não podem piorar, recebem um aviso da Guardiã de Muiraquitãs de que o último amuleto, que poderia garantir a vitória sobre a Cuca, foi roubado. Os rumores são de que o suposto ladrão é um forasteiro que ronda a Vila Serena, gerando muitas suspeitas e ainda mais mistérios. É chegada a hora de enfrentar a quaresma mais uma vez onde tentar sair ileso é uma tarefa quase impossível. 
publicidade
publicidade