28 Semanas de Gravidez

Do 190º dia ao 196º dia de gravidez

Minha Gravidez Semana a Semana

A medida do bebê da cabeça aos pés é de aproximadamente 37cm. O seu peso está em torno de 1.100g.

Os cabelos estão mais compridos e o cérebro bem ativo com formação de dobras específicas. Na 28ª semana, o bebê começa se mexer menos, mas ainda tem espaço para isso.

Enquanto isso, a barriga da mamãe só cresce. O útero está a 8cm acima do umbigo. A dificuldade para respirar a acompanhará até o fim da gestação. Você deve ter ganhado uns 10 quilos.

Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlos pubianos, chamada de linha negra. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento.

Se fizer mais de 5 anos da última vez que realizou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente e em partos domiciliares.

Diabetes gestacional
Cuidado com a glicose excessiva no sangue. Isso acontece também em mulheres não diabéticas, que desenvolvem diabetes durante a gravidez. Tende a desaparecer depois do nascimento do bebê. Mulheres obesas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maior probabilidade de apresentar a doença.

O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum.

É perigoso e pode causar parto prematuro, aumento de peso do bebê e ele pode ir para UTI quando nascer por hipoglicemia.

A mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.

Clique Aqui e CADASTRE-SE para receber a Gravidez Semana a Semana em seu email.

É Grátis! Você não precisa ser assinante do UOL.

Pesquise aqui
 
 
Depoimento