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Você sabe preparar uma lancheira saudável para as crianças?

Previna seus filhos de doenças enviando alimentos saudáveis para o lanche da escola

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Toda mãe e todo pai procura que seu filho faça uma alimentação saudável. O ideal seria monitorá-lo o dia inteiro, mas isso é impossível. O horário do recreio, por exemplo, é um momento fundamental para as crianças, sobretudo no quesito refeição. Os pais sabem da dificuldade que é fazer com que o filho se alimentem bem neste intervalo na escola.

Sabe o porquê da dificuldade? Pergunte a seu filho se ele prefere uma maçã a uma bolinha de queijo ou uma caprichada coxinha? É, mamãe e papai. Para nossa felicidade, essa batalha pode ser vencida!

A lancheira pode estar cheia de alimentos saudáveis. Frutas, pão integral com queijo branco e um suquinho natural. Mas no recreio é comum haver troca de lanches entre os próprios amiguinhos. No fim da história, seu filho acaba comendo as guloseimas não aconselhadas.

Bolachas recheadas, bolos com coberturas, refrigerantes e sucos artificiais são alguns exemplos dos alimentos preferidos das crianças.


lancheira saudável para as crianças -  Foto: gettyimages

O problema é que o consumo regular de guloseimas excessivamente gordurosas, com açúcar e sal, pode levar as crianças a desenvolverem doenças que antigamente era incomum para essa faixa etária, além, claro, do excesso de peso.

Essas doenças podem ocasionar diabetes do tipo 2 e hipertensão, difíceis de serem tratadas em crianças, já que a restrição alimentar é grande. Diabetes e hipertensão são doenças que aparecem mais rapidamente, mas existem outras que por conta da má alimentação aparecem mais tarde, como câncer de intestino, mama, rim e pâncreas por falta de uma alimentação rica em fibras.

Estratégias para convencer a criança

Devemos sempre lembrar que o exemplo começa em casa. Se os pais realizam uma alimentação desequilibrada, pobre em frutas e legumes e rica em refrigerantes e pães brancos dificilmente irão conseguir com que a alimentação do seu filho na escola seja adequada.

Se desde pequena a criança se acostumar com uma alimentação saudável, ela não vai ligar se comer as “bugigangas” só de vez em quando, pois sua alimentação em casa já é assim.

Pais e escola devem conversar para que a alimentação das crianças na hora do recreio seja cada vez melhor. Conscientização de pais e crianças, merendas saudáveis e cantinas com opções de lanches benéficos para a saúde são algumas atitudes que podem mudar os hábitos das crianças.

As guloseimas não são proibidas se os pais e crianças souberem dosar a quantidade. De vez em quando uma guloseima acompanhada de frutas, suco natural ou pão integral não tem problema. Assim a criança não passa vontade e não sente a necessidade de fazer a troca do seu lanche com o coleguinha.

Dicas

  1. Acostume seu filho desde as primeiras alimentações a saborear alimentos saudáveis como frutas e legumes.
  2. Normalmente se a mamãe não come frutas ou legumes acaba não oferecendo esses alimentos ao seu bebê. Errado. Seu bebê deve experimentar todos os sabores, mesmo que a mamãe não goste.
  3. Faça da refeição um momento prazeroso e não um castigo. Pratos coloridos atraem as crianças. Misture verduras com outros alimentos.
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