Você e a Leucemia: um dia de cada vez

Livro apoiado pela CordVida e pela Pfizer dá suporte científico e emocional para as crianças com leucemia.

Uma clássica música popular brasileira diz em seu refrão “É preciso saber viver. Saber viver”. E tentar ensinar como se consegue esta façanha é o que faz o livro “Você e a leucemia, um dia de cada vez”.

Livro: Você e a Leucemia - Um dia de cada vez

Dedicado especialmente às crianças que têm leucemia – e a todos aqueles que precisam entender sobre esta doença, como pais e cuidadores – a obra relata como é o cotidiano de quem vive este problema. A autora é Lynn Baker, psiquiatra do corpo docente da UCLA School of Medicine. No Brasil, o projeto é apoiado pela Pfizer e pela CordVida.

A ideia de trazer o livro para o Brasil partiu de Isabel e Rodrigo Capistrano, pais de Isabella, que foi diagnosticada com leucemia antes de completar 2 anos. “Gostamos tanto do livro que quisemos trazer para os brasileiros uma versão em português, para confortar outras famílias que vivessem este mesmo drama”, conta o casal. Os Capistrano, hoje já livres da leucemia, comentam que encontraram junto ao CordVida, de quem são clientes, o apoio para levar o projeto adiante.

Praticamente um “guia”, o livro usa uma linguagem bastante acessível às crianças a partir dos 8 anos e mescla a ciência com ajuda psicológica. A “história” começa com a explicação da formação celular, que posteriormente formará o corpo humano, sempre apoiado com o auxílio de ilustrações e comparações que facilitam o entendimento infantil, como neste trecho: “Seu corpo é composto por milhões de células, da mesma forma que uma cidade é formada por milhões de pessoas. Assim como as pessoas numa cidade, cada uma das células do seu corpo tem um trabalho a fazer”.

Seguida da explicação do corpo humano, incluindo seus órgãos, o sangue se torna um personagem da história. Informações sobre o que é, como se forma e para que serve o sangue dão seguimento ao livro. A partir de então a leucemia passa a ser o assunto central. Ela é abordada de maneira detalhada e realista, porém com o positivismo necessário para dar ânimo à criança perseverar no tratamento, incentivando o pequeno paciente a viver um dia de cada vez.

O “guia” descreve temas como tipos de leucemia, diagnóstico, punção lombar e tratamentos. São abordadas a quimioterapia, radioterapia, transplante de medula, isolamento e imunoterapia, intercalados com páginas em branco para anotações pessoais da criança. Estes espaços podem ser utilizados de acordo com o interesse das criaças, para relatar acontecimentos durante o período da doença, mudanças nos medicamentos e novas amizades na clínica em que realiza o tratamento. Há ainda uma página de abertura, com espaço para inserir o nome e foto pessoal.

“Abraçamos este projeto com enorme entusiasmo desde o primeiro momento que o Rodrigo Capistrano nos pediu ajuda,” comenta Roberto Waddington, Presidente da CordVida. “A oportunidade de podermos genuinamente apoiar famílias que passam pela luta de ter um parente com leucemia nos enche o coração de alegria.”

“Este livro vem ao encontro dos valores da Pfizer, de respeito e apoio às pessoas”, comenta Glauco Marcondes, diretor da Unidade de Negócios Especialidades da Pfizer Brasil. “Apesar do foco nas crianças com leucemia, todos encontram nesta obra um detalhamento da doença e respostas que servem de apoio inestimável para quem tem ou convive com quem é acometido pela doença”, conclui.

O incentivo à criança é reforçado até o término da leitura. Você e a leucemia termina com a mensagem de que este livro não tem um final, somente uma pausa. Isso porque a obra acompanhou somente o período em que o paciente viveu com leucemia. A continuação da história, agora com o paciente saudável, é de autoria do leitor.

Site: www.elsevier.com.br

 

Esta página foi publicada em: 15/06/2011.

Verifique com a editora do livro se o mesmo ainda se encontra em circulação e no caso de haver preço indicado, se o mesmo continua vigente.

Pesquise aqui
 
Depoimento