Pesquisar

Viajar grávida (dicas, cuidados e detalhes para se dar bem)

Minhas dicas após viajar grávida para a Índia

publicidade

Antes de engravidar eu havia me organizado e pago uma viagem para o ano de 2013. Quando confirmei a gravidez, a viagem estava prestes a ocorrer, e eu com 16 semanas de gestação. Fui na minha querida médica, Dra Izilda Pupo, e tudo estava bem comigo e com meu bebê, e então embarcamos pra Índia, em fevereiro desse ano. Eu já havia ido pra lá há 9 anos e sabia que a viagem era longa, tanto o voo, como a duração: 21 dias.

Mas era uma viagem de grande importância pra mim: de estudos, espiritualmente e de lazer: minhas férias. Então, ouvi bem os detalhes da minha médica e amiga, mas claro, como em toda viagem, tive surpresas: algumas boas e outras nem tão boas!

Quero aqui dar algumas dicas pra todas as gestantes, pois nem sempre agentes de viagens e companhias aéreas estão preparados para nos receber (grávidas), e nem aos nossos bebês, que ainda estão sendo gerados e precisam, sim, de cuidados especiais, desde o preparo antes das malas (com vacinas e medicamentos talvez úteis), como durante os voos, estradas e até nos próprios locais a serem visitados.

Outra coisa que fiz e foi muito bom, foram aulas de yoga avulsas. Ajuda a gente se alongar depois de tanto viajar, bem como manter a mente focada na gestação, e foram ótima aulas! E muitos alongamentos durante as viagens de avião!

Companheiras de viagem: Fernanda Menes, Tania e Leninha, comigo no Ashram Dayananda (em Rishikesh- India 2013)

Bom, a viagem que fiz pra Índia foi cheia de voos internos, de trem e ônibus, e sempre longos percursos.

Então, as primeiras dicas são as seguintes:

Antes de viajar

  • Avise seu/sua médico(a) com antecedência sobre a viagem para que ele(a) possa te alertar sobre os cuidados básicos;
  • Confira se o país que você irá requer alguma vacina em especial. Para entrar na Índia temos que ter a vacina contra febre-amarela, mas gestantes não podem tomar essa vacina, então, nesse caso, temos que ir até a Anvisa, com o atestado do(a) obstetra afirmando que está grávida e, então, obtemos uma liberação da vacina; Também existem clínicas que estão licenciadas pela Anvisa para emitir essa autorização;
  • Veja com seu médico(a) quais os medicamentos você "pode" precisar (enjoos, gripe, diarreia, cefaleia, má digestão, cólica) e pode tomar durante a gestação - leve uma receita médica com o nome de todos os medicamentos e compre no Brasil (carregue na mala);
  • Faça um seguro saúde para ter durante a viagem (principalmente para o exterior).

Durante a viagem

  • Em voos longos ou mesmo viagens internas de durações além de 2 ou 3 horas, ande e faça alongamentos, principalmente nas pernas, pés, para não incharem;
  • Verifique com seu médico(a) se precisa usar meias de compressão durante a viagem. Experimente antes da viagem, para que seja útil e confortável;
  • Não experimente novas comidas das quais não conhece a reação do seu corpo;
  • Beba muita água e líquidos; mas procure saber da procedência (água com gás parecem seguras);
  • Em caso de locais com mosquitos, leve repelente autorizado pelo seu/sua médico(a); sem adição de DDT;
  • Tente fazer pausas durante a viagem, mesmo que o grupo tenha um ritmo próprio, respeite o seu nesse momento.

No Avião

Procure se informar antes do embarque. Peça um assento na parte da frente do avião, de preferência no corredor, para poder levantar-se mais facilmente (para se alongar e ir ao banheiro). Não prenda seu xixi, pois isso estimula as infecções urinárias e/ou constipação.

No Trem

Se for viajar à noite, tente acomodar-se em vagões leito, para manter as pernas alongadas.

No carro/ônibus

Leve travesseiros ou almofadas para manter o apoio do pescoço, caso seja longa a viagem e coloque o banco para trás pra alongar as pernas o quanto puder.

Refeições

Verifique também o cardápio anteriormente para poder pedir uma refeição nutritiva para a gestante.

Segurança durante as viagens

Use o cinto de segurança sempre abaixo do ventre (em aviões, trens, ônibus); nos carros, geralmente são de 3 pontos, ideal para gestantes.

Descanso - Jet Lag

Respeite seu corpo e a adaptação ao fuso de seu país na volta, permita-se descansar de 1 a 2 dias antes de voltar a rotina.

Dicas sobre o calendário de vacina para viajantes e também para gestantes:

Procure por clínicas que são autorizadas a emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Saúde do viajante :

publicidade
publicidade