Amamentação

Vaidade x Amamentação

Tentaremos esclarecer aqui que o ato de amamentar não tem nada a ver com a possível flacidez e outras deformidades dos seios.

Amamentação e vaidade são atitudes que levadas ao extremo podem não combinar. Ainda hoje podemos ver mulheres que não amamentam por medo de seus seios ficarem caídos ou “perderem” a cirurgia de aumento de seios que fizeram antes de engravidar.

As mulheres precisam buscar informações sobre o que faz os seios ficarem flácidos e, o mais importante, sobre os benefícios que a amamentação traz para quem amamenta – mamãe- e, principalmente, para quem é amamentado – bebê.

Vamos esclarecer. Primeiramente, a colocação de prótese de silicone não interfere na amamentação. A prótese é colocada abaixo da glândula mamária, não interferindo na produção e descida do leite e nem na pega correta do bebê.

A amamentação não deforma a prótese e nem deixa o seio torto. Como a prótese é colocada abaixo da glândula mamária, não tem como o bebê deformar ou “furar” a prótese com a boca.

Outra informação importante é que a amamentação não deixa o seio flácido e caído, independente de terem prótese ou não.

O fator essencial para que o seio da mulher se modifique é o genético (se sua mãe tem seios flácidos você também tem maior propensão de ter, independente da amamentação). Outro fator é o número de gestações (quanto mais filhos você tem, maior é o risco de seus seios ficarem mais flácidos, independente da amamentação), isso porque os seios crescem durante a gravidez e o “estica e volta” dos seios faz a pele não voltar como antes.

Os benefícios da amamentação para mamãe e bebê são enormes. Além de evitar alguns tipos de câncer, o vínculo entre mãe e filho é evidentemente maior. Já o bebê amamentado tem seu sistema imunológico melhor, ficando bem menos doente. O risco de ter alguma alergia é menor, assim como é menor também o risco de obesidade e de ter doenças cardiovasculares no futuro, entre outros motivos.

O triste é saber que um estudo da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (SACP) indicou que mulheres com implantes mamários são menos propensas a amamentar seus bebês. Isso porque acham que vai prejudicar o seio.

Amamentar e continuar bonita é possível. As mulheres apenas devem estar bem informadas e por isso é sempre bom expor ao médico dúvidas e medos para que mitos sejam derrubados, principalmente aqueles que podem prejudicar a saúde dos filhos. 

Bruno Rodrigues

Leia Também:

Comentários

Nic

estou curtindo muito minha 1ª gestação, e me achando linda, mas escuto muito outras gravidas reclamando, e preocupadas com seios flácidos, quero uma dica.

Guia do Bebê

Manter o ganho de peso sob controle, realizar atividades físicas regularmente com a supervisão/autorização de seu médico ajuda a evitar vários problemas relativos à flacidez de pele (no seio, na barriga, nas pernas, etc.). Alimentação saudável (dieta balanceada sem as guloseimas, frituras e gorduras) também é muito importante.

Rita

Bom dia, tenho 32 anos e estou grávida do meu primeiro filho. Aos 16 anos eu fiz uma cirurgia plástica de redução dos seios, o corte foi do tipo T invertido e o mamilo foi retirado e diminuído na cirurgia. Gostaria de saber se vou conseguir amamentar meu filho.

Guia do Bebê

Tudo vai depender do tipo de procedimento que foi realizado. É relatado que em alguns casos a cirurgia de redução interferiu nas mamadas, mas não chegou a impedir.

Gedienzo

gostaria de saber a partir de quanto tempo eu posso usar quimica no cabelo mau filho vai fazer um mes e mama no peito?

Doutor Moises

Gedienzo, tudo depende do tipo de química. A maior parte deles, enquanto você amamenta, pode ser absrovida e passar pelo leite.

Converse com seu pediatra e mantenha o aleitamento.

PATY

Tenho dois filhos uma menina de três anos e um bebezinho de três meses, ela eu amamentei até que descobri que estava grávida
Amamentar é uma experiência maravilhosa só quem amamenta ou já amamentou sabe do que eu estou falando , também estou amamentando meu bebê desde o seu nascimento e pretendo fazer isso até os dois anos.AMAMENTEM SEUS PEQUENOS bjos

Doutor Moises

PATY, muito legal esse seu depoimento e com certeza você e seus bebês já curtiram e vão se beneficiar muito da prática.

Só para lembrar:
ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO desde a primeira hora de vida até os 6 meses, em livre demanda, estendido até 2 anos ou mais.

É uma ótima receita para saúde, felicidade e vínculo familiar.

Nao

Olá...estou com duvidas,meu filho de 1 ano e meio ainda mama,eu gostar de tomar a vacina da gripe,tem algum problema...

Doutor Moises

Nao, não tem nenhum problema.

A vacina de gripe pode ser dada em bebês após 6 meses de idade.

Assim, mesmo amamentando, se houver alguma passagem pelo leite materno, ela será benéfica e não prejudicial.

Tive tres filhos amamentei os dois primeiros exclusivamente até 7 meses, depois de 12 anos tive minha caçulinha, estou amamentando, ela começou a complementar a alimentação agora com 7 meses.
Me sinto linda não ligo para estetica muito pelo contrario estou mais bonita o importante e as crianças terem saude, detalhe doo leite para o banco de leite toda semana.

Doutor Moises

Bá, essa é mais uma linda atitude não só para você e suas filhas, mas para muitos bebês que vão se beneficiar do seu leite.

Aliás, você sabia que a Rede de Banco de Leite Humano do Brasil é considerada como um exemplo no mundo, tendo sido citada no The Guardian (o segundo jornal de língua inglesa mais lido) como exemplo a ser seguido pelos países da Europa?

Isso pouca gente comenta, não é mesmo? Parabéns.

Pesquise aqui
Depoimento