Calendário de vacinas

Vacina Tríplice Viral

Como apresenta no próprio nome, a Tríplice Viral protege a criança de três doenças: Sarampo, Rubéola e Caxumba. É uma vacina combinada e é aplicada através de injeção aos 12 meses de idade e uma segunda dose aos 15 meses.

A T´riplice Viral (SRC) é encontrada na Rede Pública de Saúde. Depois da aplicação pode ocorrer febre baixa e coriza. Caso a febre ultrapasse 38o.C, pode-se usar um antitérmico.

Sobre as doenças

Sarampo

O sarampo é causado por um vírus e ainda é uma das causas mais freqüentes de morte em crianças no mundo, principalmente onde a vacinação não é satisfatória.

É uma doença transmissível de pessoa para pessoa através das secreções do espirro, fala e tosse, principalmente em ambientes fechados. A transmissão acontece quatro dias antes da aparição das manchas avermelhadas pelo corpo e até quatro dias depois.

Os sintomas aparecem depois de dez dias da infecção: febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. Podem ocorrer complicações principalmente em crianças menores de cinco anos, como diarréia, otite e pneumonia. A encefalite (acometimento do sistema nervoso central) pode ocorrer de um para cada mil casos.

Não existe tratamento específico para o sarampo e, sim, para melhora dos seus sintomas.

Rubéola

É uma doença transmissível de pessoa para pessoa e a rubéola só se "pega" uma vez na vida, já que o corpo cria sua auto-defesa depois do primeiro baque. A transmissão ocorre através das secreções da fala, tosse e espirro de uma pessoa contaminada.

O período de transmissão é de uma semana antes até cinco ou sete dias após o aparecimento das manchas avermelhadas no corpo.

Na metade dos casos os sintomas podem não aparecer. Quando aparecem, ocorrem cerca de 15 dias depois da infecção. Os sintomas mais comuns são febre baixa, aumento de gânglios no pescoço, manchas avermelhadas na pele, começando pelo rosto, passando pelo tronco e membros, chegando aos pés.

É uma doença mais comum em crianças e aparece como se fossem picadas de mosquito na pele.

Como os sintomas se assemelham a muitas doenças virais, somente um exame sorológico diagnosticará a rubéola. Também não há tratamento específico para a rubéola, somente para amenizar seus sintomas.

Caso o vírus da rubéola infecte gestantes, principalmente no primeiro trimestre da gestação, pode causar aborto, morte do feto, parto prematuro e mal-formações congênitas.

Caxumba

A caxumba é uma doença transmissível de pessoa para pessoa através das secreções da fala, tosse e espirro de pessoas infectadas.

Às vezes é assintomática ou apresenta sintomas leves como febre e aumento das glândulas salivares. Se a doença agravar, pode ocorrer o comprometimento do o sistema nervoso central (meningoencefalite) e testículos (orqui-epididimite) e, em casos muito graves, resulta em surdez e esterilidade.

 

 

Depoimento