Notícias

Vacina Prevenar 13 é aprovada pelo FDA

Vacina Prevenar 13 é aprovada pelo FDA

Vacina para prevenção de doenças pneumocócicas em crianças também está em avaliação pela Anvisa

A agência que controla medicamentos nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), aprovou a Prevenar 13 – vacina pneumocócica conjugada 13-valente. Produzida pela Pfizer, Prevenar 13 fornece a mais ampla cobertura na imunização contra doenças que são as principais causas de morte em crianças menores de 1 ano. A vacina é indicada para a prevenção de doença pneumocócica invasiva, que inclui sepse e bacteremia (infecção da corrente sanguínea); meningite (inflamação da membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal); pneumonia bacterêmica e empiema (acúmulo de pus na cavidade em torno dos pulmões). A patologia é causada por 13 sorotipos de Streptococcus pneumoniae em lactentes e crianças a partir de 6 semanas e até 5 anos de idade.

Prevenar 13 foi desenvolvida a partir dos mesmos fundamentos científicos de Prevenar, a primeira vacina pneumocócica conjugada lançada em 2000. A vacina Prevenar 13 contém os sete sorotipos de Prevenar (4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F) e mais outros seis (1, 3, 5, 6A, 7F e 19A) que estão entre os que mais atingem as crianças em todo o mundo, incluindo o Brasil. “Trata-se da primeira vacina disponível no mercado a prevenir contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19A, além de ser a única a abranger 100% dos sorotipos atualmente associados à chamada resistência bacteriana”, afirma João Fittipaldi, diretor Médico da Pfizer. Prevenar 13 também está em avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Prevenar 13 deve ser administrada em quatro doses, aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses de idade. Crianças que receberam uma ou mais doses de Prevenar 7 podem completar o processo de imunização com Prevenar 13. Crianças com mais de 15 meses, que já foram imunizadas com as quatro doses de Prevenar 7, também podem receber uma dose adicional de Prevenar 13 para obter resposta imune aos seis sorotipos adicionais.

As doenças pneumocócicas acometem tanto crianças como adultos e podem causar casos graves de meningite, pneumonia, otite média, bacteremia e septicemia. Segundo a OMS, essas doenças são as principais causas de morte em crianças menores de 1 ano (a cada hora, 2 crianças morrem) entre os males que podem ser prevenidos com a vacinação.

Pfizer

Considerada uma das empresas mais diversificadas do setor farmacêutico, a Pfizer descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos de prescrição e de consumo para Saúde Humana e Animal. A companhia oferece opções terapêuticas para uma variedade de doenças em todas as etapas da vida, com um portfólio que engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês, até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecções e doença de Alzheimer. Entre seus produtos, destacam-se Lípitor, Enbrel, Viagra, Sutent, Lyrica, Champix, Eranz, Centrum, Pristiq, Zyvox, Advil e a vacina Prevenar. Fundada em 1849 e instalada no Brasil desde 1952, a Pfizer é a indústria que mais investe em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, a partir de parcerias com profissionais de saúde, hospitais, governos e comunidades em todo o mundo. A companhia também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação e saúde no país.


Esta página foi publicada em: 09/03/2010.

Pesquise aqui
Depoimento