Vacina Influenza (Gripe)

A vacina contra o vírus Influenza protege a criança da gripe. Assim como a meningite, a gripe é uma doença infecciosa transmissível de pessoa para pessoa através de secreções da fala, espirro e tosse. Aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a disseminação.

Fique atento - Um caso típico de risco de gripe acontece quando pessoas fecham janelas de ônibus para evitarem respingos da chuva. Um ônibus lotado e sem circulação adequada é um prato cheio para a "invasão" da gripe, principalmente em crianças, mais vulneráveis.

Esta vacina está disponível na rede pública para as gestantes e crianças na faixa etária de  6 meses a menores de 5 anos de idade nas campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.

É aplicada através de injeção e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda duas doses no primeiro ano de vida, aos 6 e 7 meses, e um reforço anual até os 5 anos de idade. As reações da aplicação são febre e dor no local. Se a febre passar de 38º.C recomenda-se o uso de antitérmico.

Os sintomas da gripe aparecem de repente de um a sete dias após a infecção. Febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca, dor nos olhos e coriza são alguns dos sintomas.

A gripe pode evoluir para uma pneumonia bacteriana principalmente nas crianças de até um ano, e uma hospitalização poderá ser necessária.

Remédios como antitérmicos e analgésicos são úteis para controlar a febre e a dor, mas não são eficientes para combater o vírus Influenza.

 

Pesquise aqui
 
Depoimento