Vacina Inativada Poliomielite (VIP)

A partir de agosto de 2012 foi estabelecido pelo Ministério da Saúde que as crianças que nunca tenham sido imunizadas contra a paralisia infantil, deverão receber nas duas primeiras doses a vacina inativada poliomielite (VIP). A principal mudança que os pais irão perceber é que trata-se de uma vacina injetável e não em gotas.

A vacina inativada poliomielite é mais segura e já vinha sendo recomendada pela Sociedade Brasileira que as duas primeiras doses fossem desse tipo de vacina.

Para as doses seguintes, fica mantida a utilização das vacina oral poliomielite (VOP).

Sinais da poliomielite - Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais. Esse vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea, podendo ocasionar paralisia total, principalmente das pernas.

A paralisia irreversível geralmente acomete uma em cada 200 infecções. Desses, de 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

A ótima notícia é que o Brasil recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994, isto quer dizer que a doença no país está erradicada. Mas nem por isso devemos nos descuidar.

Não há tratamento para a poliomielite. A melhor forma de preveni-la é, obviamente, vacinando seu filho nas épocas recomendadas.


Pesquise aqui
 
Depoimento