Vacina Hepatite A

A prevenção da hepatite A consiste em vacinar a criança e ensiná-la adotar hábitos de higiene. A vacina é realizada por injeção em dose única no esquema de vacinas do Ministério da Saúde e é aplicada após o primeiro ano de vida, normalmente aos doze meses.

A reação da vacinação pode ser dor no local. Compressas frias ajudam a diminuir a dor.

Higiene é tudo! - A transmissão da hepatite A ocorre de uma pessoa para outra, como o contato com a saliva de uma pessoa contaminada. As crianças são mais atingidas por não levarem à risca as normas de higiene. Dificilmente os pequenos se lembram de lavar as mãos após uso de banheiros e brincadeiras.

A transmissão também ocorre através da ingestão de água (mesmo de piscina, mar e rios) e alimentos contaminados por pessoas infectadas. Evite oferecer ao seu filho bebidas ou qualquer tipo de alimento oferecido por vendedores ambulantes. Os cuidados de higiene podem ser precários e os alimentos estarem contaminados.

Sinais da hepatite A - Esse é o tipo de hepatite mais comum que acomete as crianças. O risco de morte neste caso é pequeno, mas a criança pode desidratar e perder peso. Geralmente, a mamãe só percebe que a criança está doente quando a urina do seu filho apresenta uma cor escura, aparecem náuseas, vômitos, febre, sangramentos e icterícia.

A icterícia se caracteriza pela cor amarelada que aparece na pele e no branco dos olhos devido ao aumento da bilirrubina no sangue, pigmento formado normalmente pelas células vermelhas do sangue. A icterícia desaparece em 8 a 11 dias.

Os sintomas podem não estar presentes mesmo quando a criança está infectada, isso acontece em cerca de 70% das crianças. As manifestações, quando surgem, podem ocorrer de 15 a 50 dias após o contato com o vírus da hepatite A, o que chamamos de período de incubação.

Não há tratamento específico para a hepatite A; as crianças devem ficar em repouso, receber medicação para reduzir os sintomas da febre, náuseas e vômitos e não há restrições alimentares.

O ideal é que a criança tenha uma dieta leve como frutas, legumes e muito líquidos e evite comidas gordurosas. Aliás, alimentação saudável é recomendável para qualquer situação.

 

 

Pesquise aqui
Depoimento