Planejando

Testes de gravidez: dá para confiar?

Os testes de farmácia são confiáveis desde que observadas suas especificações.

Frio na barriga. É o mínimo que uma mulher sente na hora de confirmar uma gravidez. E antes de procurar um médico para realizar o exame laboratorial, quase toda mulher realiza o teste em casa através da urina. E muitas vezes repetem o exame 2, 3, 4 vezes até ter certeza que o resultado está correto. Afinal, dá para confiar nos testes feitos em casa? Ou para ter certeza mesmo só realizando o exame de sangue?

Nas farmácias é possível encontrar dezenas de marcas diferentes de testes. A grande vantagem é que esse tipo de exame feito em casa tem baixo custo, é fácil de realizar e o resultado é confiável. Basicamente, todos funcionam da mesma forma, medindo a quantidade de HCG, o hormônio gonadotropina coriônica, produzido durante a gravidez e presente na urina da gestante. 

A grande diferença entre os produtos, que pode ter uma variação significativa de preços, é a sensibilidade do teste (nem sempre os mais caros são os mais sensíveis). Algumas marcas conseguem detectar níveis bem baixos do hormônio, até 12 dias após a ovulação. Nesses casos, a confirmação da gravidez pode acontecer antes mesmo do atraso da menstruação. Outros testes, não tão sensíveis, só devem ser realizados a partir do primeiro dia de atraso do ciclo menstrual, ou seja, cerca de 14 dias após a ovulação. 

Casal aguardando o resultado do teste caseiro para gravidez - Foto: wavebreakmedia / ShutterStock

Se o resultado do teste de farmácia der positivo é praticamente certeza que a mulher está gravida (em alguns casos pode ter ocorrido a fecundação, mas a gravidez pode não ter evoluído). E em caso de resultados negativos, como indicam as instruções nas embalagens, o teste deve ser repetido dentro de alguns dias, especialmente se tiver sido realizado logo nos primeiros dias após o atraso da menstruação.

A necessidade de repetir o exame não significa que o primeiro teste deu erro. O que ocorre é que o nível de HCG vai subindo durante a gestação (ele dobra a cada dois dias). Dessa forma, o hormônio pode não ter sido detectado na primeira análise de urina, mas em um ou 2 dias já pode ter aumentado a ponto de ser detectado no teste.

Outro motivo para repetir o exame dentro de alguns dias é que o corpo da mulher nem sempre funciona como um reloginho. E é impossível saber a data exata da ovulação. Mesmo mulheres com o ciclo bem regular podem ter variações de alguns dias em determinados meses, sendo impossível determinar o dia exato da fecundação.

Já o teste laboratorial é feito através de analise de sangue e aponta a presença de uma fração do hormônio HCG, chamada de Beta (BHCG). É bastante sensível e preciso e pode ser realizado a qualquer hora, diferente de alguns testes de farmácia que devem ser realizados com a primeira urina do dia, que é mais concentrada.

A grande diferença é que o exame de sangue pode ser qualitativo ou quantitativo. O primeiro aponta apenas se o resultado é positivo ou negativo. Se o médico solicitar o exame quantitativo, é possível não apenas confirmar a gravidez como também avaliar a idade gestacional de acordo com a quantidade de hormônio encontrada.

O exame laboratorial considera que acima de 25 IU/l de HCG a mulher está gravida, enquanto a maioria dos exames de farmácia só detecta a presença do hormônio acima de 50 IU/I (alguns testes mais sensíveis conseguem detectar acima de 20 IU/I na urina). Em geral, o exame laboratorial pode ser realizado até de 12 dias após a ovulação. 

Diferente dos testes de farmácia, que mostram o resultado em apenas alguns minutos, o resultado do exame de sangue pode demorar algumas horas ou até dias, dependendo do laboratório onde foi realizado.

Há ainda outro exame, o de toque, feito pelo ginecologista no consultório, que pode detectar a gravidez. Geralmente o médico pode observar alguns sinais que indicam a gestação, como alterações na textura do colo uterino e no tamanho e formato do útero. Em casos de suspeita, o ginecologista costuma solicitar o exame laboratorial para confirmar a gestação.

Paula R. F. Dabus

Leia Também:

Comentários

Moninha

Ola! Em novembro eu estava com alguns sintomas de gravidez ,e mt vontadade de comer coisas estranhas..minha M estava vindo atrasada e bem pouca ..ai resolvi fazer o teste de farmacia e deu negativo mas os sintomas so aumentavam mt enjoou ,sono, e toda hr me dava vontade de fazer xixi ..estava com uma cor estranha ..entao fiz mais duas vezes o teste e deu positivo ..mas ja estou com 14 semanas e minha barriga nao esta crescendo .oque pode ser?? Estou com medo porque ja perdi o bebe uma vez ..mem ajudem pfv.

Guia do Bebê

Não há ou não deveria haver dúvidas no que você tem que fazer: procurar um ginecologista. Aliás, isso deveria ter sido feito logo que os primeiros sintomas surgiram ou no primeiro resultado positivo.

Cunha

A minha esposa teve o último período menstrual no dia 13 a 17 de Dezembro do ano passado. está com a menstruação atrasada. e já fez teste de farmácia 3 vezes e só da negativo...será que há algum problema? agradeceria um esclarecimento.

Guia do Bebê

O ideal é marcar consulta com um ginecologista para avaliação.

Srta kaah

Eu fiz o teste de farmácia,deu duas linhas. :) to super feliz vou marcar o de laboratório agora pra confirmar!

Aninha

Fiz dois testes de farmácia antes do atraso da M e deu negativo, no dia 10 fiz o de sangue e deu positivo rsrs ' só que ainda to desacreditada amanhã tenho ultra marcada. :)

Marli

Minha ultima menstruação, foi dia 19/12/2013... e até hj 20/01/2014, não desceu...hj fiz um teste de farmarcia e deu negativo... devo repetir o de farmarcia ou tentar de sangue? marquei gineco para o dia 28/01... tks

Guia do Bebê

Aguarde a consulta com sua ginecologista.

Lizzie

Eu ainda não fiz o teste, porque minha mestruação veio e foi embora, eu deveria fazer o teste ? Ou esperar pra ver se ela vem no proximo mês?

Kell

oi gostaria de tira uma duvida pois a 3 meses q peti meu bebe ele morreu. e atè hj nao tomo nenhum remedio pra me previnir .enfim ainda nao desceu era `pra desce dia 20 de dezembro enao veio atè agora sera q posso esta gravida ?? ja posso fazer o teste de farmacia por favor me ajude

Guia do Bebê

Sim, você já pode fazer o teste de farmácia.

Lizzie

por favor me tire uma duvida, eu estava tomando anti concepcional a 3 meses só, e tendo relações normalmente. Minha mestruação veio dia 26 de dezembro e foi embora no dia seguinte, depois disso parei de tomar o anti concepcional pois fiquei com medo. e continuei tendo relações normalmente... e deixando ele ejacular dentro. Eu corro risco de estar gravida e em quanto tempo posso fazer o teste?

Depoimento