Pesquisar

Será que só leite materno é suficiente?

Sim, o leite materno é capaz de suprir todas as necessidades do bebê do nascimento aos 6 meses de idade

publicidade

É comum que as mamães de primeira viagem fiquem preocupadíssimas se o bebê está sendo bem alimentado. Como saber se o seu pequenino já mamou o suficiente?

O bebê saudável molha muitas fraldas por dia. Em geral, são seis fraldas depois que ele começa a mamar regularmente. O xixi deve ser amarelo claro e as fezes soltas e amareladas nas primeiras seis semanas. Outra dica para saber se ele está mamando direito é ouvi-lo engolindo o leite e verificar se o peito da mãe fica mole e vazio (dá uma murchada) depois de amamentar. O sono do bebê também é uma boa pista. Logo depois de uma boa mamada, com a barriga cheia e a fralda limpa, é provável que ele caia no sono. Isso é sinal que ele está satisfeito.

O peso do bebê também não deixa a mãe se enganar. Nas primeiras semanas de vida é natural a criança perder até 10% do seu peso e só voltar a recuperá-lo no final da terceira semana, para então começar a ganhar peso continuamente. O pediatra deverá acompanhar o ganho de peso a cada consulta.

Se tudo estiver parecendo normal com a alimentação do bebê e ainda assim ele parecer inquieto e choroso depois das mamadas, pode ser que outra coisa que não seja fome esteja lhe incomodando. E se a mamãe não conseguir detectar logo o problema, o melhor é conversar com o pediatra do bebê.

O leite materno possui todos os nutrientes necessários para o bebê desde o seu nascimento até os seis meses de idade. Você não precisa e não deve complementar a alimentação do bebê. Apenas o leite será suficiente. Sede? Não precisa dar água nem chá nem suco. Fome? Todos os nutrientes estão contidos no leite materno. Fora isso, o leite materno ainda oferece proteção e ajuda na formação da flora intestinal do bebê.

Não existe nenhum leite em pó, fórmula infantil ou outros leites como de soja ou outros animais que sejam capazes de substituir o leite materno.

Bebê mamando e sorrindo - foto: Topuria Design/ShutterStock.com

publicidade
publicidade