Família

Ser papai mais velho tem complicações?

Muito se fala sobre a idade da mulher em relação à maternidade e quanto aos homens, sabe-se alguma coisa?

Muito se estuda e discute a idade da mulher quando esta engravida. Quanto mais velha a mamãe maiores são os riscos de se ter problemas para engravidar e para a saúde e formação do bebê, como a Síndrome de Down. Quando o assunto é a idade do papai pouco se conhece.

Já há evidências levantadas por algumas pesquisas de que a idade avançada do papai pode ser causa de abortos, malformações congênitas e problemas específicos do comportamento como autismo e esquizofrenia.

Um novo estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, sugeriu que pais mais velhos têm maior probabilidade de ter filhos com menor habilidade cognitiva, isto é, menos inteligentes. Será?

Os pesquisadores usaram informações do US Collaborative Perinatal Project que realizam diferentes testes em crianças com oito meses, com anos 4 e com 7 anos de idade. Os testes verificam habilidades de linguagem oral, leitura e escrita, memória, compreensão, concentração e coordenação motora.

Crianças prematuras ou nascidas de parto de múltiplos foram descartadas, assim como também foi levado em consideração o nível sócio-econômico e de educação dos pais.

O resultado final do estudo demonstrou que as crianças que tinham papais mais velhos pontuaram menos nos testes de habilidade cognitivas, com exceção das habilidades motoras. Explicam que há mutações do espermatozóide durante a vida do homem, principalmente em idade avançada, aumentando os riscos de alterações na saúde da criança.

Os pesquisadores indicam que esses achados precisam ainda ser confirmados por outros estudos, ressaltando que os resultados foram bastante significativos. Dizem que os governantes devem conscientizar a população dos agravos de se ter um filho em idade tardia tanto de homens e mulheres e incentivar a gestação numa idade melhor.

Atenção às mamães – Como muitos já sabem, as mulheres passam a ter maiores riscos na gravidez conforme a idade avança. A partir dos 35 anos, a possibilidade do filho nascer com Síndrome de Down é muito maior. O risco de hipertensão durante a gravidez é maior para as mulheres com mais de 35 anos.

Vale lembrar que a fertilidade feminina começa a diminuir geralmente a partir dos 25 anos, sofrendo queda considerável após os 35 anos.

Dicas

Se por um lado a gravidez com os papais mais velhinhos pode ser um pouco arriscada, por outro a infância da criança poderá ser muito melhor. Casais beirando os 40 anos têm maior experiência e geralmente estão numa condição financeira propícia para ter filhos.

Mamãe trintona que planeja ter filho precisa ter maior cuidado clínico. Consulte especialistas para saber até quando poderá agendar um bebê.

O risco de hipertensão durante a gravidez é maior para a mamãe com mais de 35 anos. Certamente o papai com mais de 35 anos também precisa ter uma vida saudável para encarar a vinda de uma nova criança no mundo.

Bruno Rodrigues

Depoimento