Pesquisar

Preparando os seios para amamentar

Existem técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação.

publicidade

Cuidados com a mama

A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gestação. É nessa fase que as mamães de primeira viagem devem começar a aprender tudo o que envolve o aleitamento. “A mãe pode, inclusive, procurar um pediatra durante a gestação para se informar sobre a importância da amamentação, a alimentação do bebê e os cuidados que deve tomar”, orienta a Dra. Maria José Mattar.

No geral não é preciso fazer nada. Apenas aguardar o bebê nascer e oferecer o seio à ele será o suficiente para que tudo ocorra bem.

Mamãe amamentando seu bebê - foto: Malyshev Oleg/ShutterStock.com

Mas existem algumas técnicas que podem ser usadas na tentativa de fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias.

A regra número um é lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada.

Antes recomendava-se banho de sol, mas atualmente o banho de sol sem proteção vem sendo cada vez mais desestimulado, seja para que tipo de pele for e que idade for do indivíduo (veja 1º Consenso Brasileiro de Fotoproteção).

Massagens no seio semanas antes do bebê nascer

As massagens são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

Diminuir a sensibilidade do bico do seio

Para diminuir a sensibilidade do bico do seio, uma boa dica é usar camisetas sem sutiã, permitindo que o bico tenha atrito com a roupa, isso diminuirá a sensibilidade ao longo do tempo e não irá ferir o bico. Antes recomendava-se esfregar uma esponja no bico do seio, mas muitas mulheres relatam que o bico fica mais sensível devido à fricção mais forte.

Seio com bico invertido

As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem:

segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio ou girando um parafuso (para esquerda e para a direita).

CUIDADOS COM OS SEIOS DEPOIS QUE O BEBÊ NASCER

Cremes e pomadas para o bico do seio

Para algumas mães irá funcionar e para outras não. Então você deverá testar caso acho necessário.

Outros procedimentos

Após as mamadas não lave os bicos com sabonete. Seque o bico sem esfregar e deixe-o terminar de secar naturalmente (fora do sutiã).

Antes e depois de cada mamada, hidrate os bicos do seio com o seu próprio leite.

Mas o principal é: a posição correta para a amamentação. Se o bebê fizer a "pega" correta, as chances de dor serão mínimas.

Para saber como é a pega correta veja os links abaixo:

publicidade
publicidade