Preparando os seios para amamentar

Existem técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação.

Cuidados com a mama

A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gestação. É nessa fase que as mamães de primeira viagem devem começar a aprender tudo o que envolve o aleitamento. “A mãe pode, inclusive, procurar um pediatra durante a gestação para se informar sobre a importância da amamentação, a alimentação do bebê e os cuidados que deve tomar”, orienta a Dra. Maria José Mattar.

Existem algumas técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação.

A regra número um é lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada.

O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar os seios. Tome de 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 3 da tarde. Dependendo do seu tipo de pele e da intensidade do sol, você pode aumentar ou diminuir um pouco esse tempo. Se não tiver como tomar sol, você poderá utilizar uma lâmpada comum com a mesma finalidade (a potência da lâmpada deve ser suficiente para gerar calor, mas não tão grande a ponto de gerar queimadura, uma lâmpada de 40W ou 60W é suficiente. Lembre-se, você não deve encostar o mamilo na lâmpada, você deve apenas aproximar a uma distância que sinta o calor mas não gere desconforto para você). O calor do sol e da lâmpada deixa a pele mais resistente.

As massagens também são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio ou girando um parafuso (para esquerda e para a direita).

Paula R. F. Dabus

Leia Também:

Comentários

Bia

Amei essas dicas, pois na minha primeira gravidez não consegui amamentar meus bebes gêmeos, pq o bico do meu seio é pequeno. Agora vou fazer os exercícios e vou conseguir!!!!!Obrig

Sra Ribeiro

Obrigada pela informação*-*

Sra Ribeiro

Em primeiro lugar parabenizo a todos pelo site EXCELENTE!!!
Estamos mega felizes pois estou grávida...tudo é novo...amOOO!!!
Dúvida:para amamentar teria alguma pomada para passar nos bicos dos seios?Se sim qual nome?

Guia do Bebê

Para amamentar você não deve utilizar pomada alguma. O seio deve estar limpo e de preferência a higienização deve ser feita apenas com água limpa e corrente.

Viviaterezinha

meu bico do seio e grande mas nao sai leite e eu esto de 38 sanas

Elisa

Olá Anynha, na minha primeira gestação sofri muito para amamentar, por não ter bico nos seios. Mas não desisti, fui a um banco de leite e me reintegrei muito sobre o assunto. A dica é simples, peça para seu parceiro ajuda-la, o bico se formará e você não sofrerá para amamentar. Sem o bico o bebê terá muita dificuldade para sugar.

Anynha

estou com 10 semanas e ainda nao tenho bico no seio o que eu posso fazer

Analins

Existem umas conchas p usar antes do parto,dizem que ajuda a formar o bico...é verdade?

Guia do Bebê

Ajudará em alguns casos.

Analins

Estou com 4 meses de gestação e tenho o bico invertido,o que me deixe muito preocupada...Morro de medo de nao conseguir amamentar,isso pode ocorrer?existem técnicas exatas para a formação do bico,com efeito 100%garantido?

Guia do Bebê

Até o momento do parto é possível que o bico de seu seio se modifique e perca essa aparência de bico invertido.

A técnica que conhecemos está descrita no texto.

Embora o bico invertido seja uma preocupação ele não é motivo para a mulher não amamentar. Isto porque o bico invertido não significa que o bico está "fechado" ou "jogará" o leite para "dentro", é apenas uma questão anatômica mas o leite sairá por ele, tenha certeza disso.

O maior problema é que muitas mulheres posicionam a boca do bebê de maneira errada. Ao invés de fazer abocanhar o seio (idealmente a auréola do seio tem que sumir dentro da boca do bebê), elas fazem com que ele abocanhe apenas o bico. Se o bebê abocanhar o seio corretamente, o leite sairá pelo bico seja "normal" ou "invertido".

Fanny

estou gravida pela segunda vez da primeira vez não tinha bico no seio e não consegui amamentar o meu bebe...vou seguir as dicas e amamentar o segundo bebe...

Pesquise aqui
 
 
Depoimento