Preparando os seios para amamentar

Existem técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação.

Cuidados com a mama

A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gestação. É nessa fase que as mamães de primeira viagem devem começar a aprender tudo o que envolve o aleitamento. “A mãe pode, inclusive, procurar um pediatra durante a gestação para se informar sobre a importância da amamentação, a alimentação do bebê e os cuidados que deve tomar”, orienta a Dra. Maria José Mattar.

Existem algumas técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias. Tudo para evitar probleminhas na hora da amamentação.

A regra número um é lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada.

O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar os seios. Tome de 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 3 da tarde. Dependendo do seu tipo de pele e da intensidade do sol, você pode aumentar ou diminuir um pouco esse tempo. Se não tiver como tomar sol, você poderá utilizar uma lâmpada comum com a mesma finalidade (a potência da lâmpada deve ser suficiente para gerar calor, mas não tão grande a ponto de gerar queimadura, uma lâmpada de 40W ou 60W é suficiente. Lembre-se, você não deve encostar o mamilo na lâmpada, você deve apenas aproximar a uma distância que sinta o calor mas não gere desconforto para você). O calor do sol e da lâmpada deixa a pele mais resistente.

As massagens também são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.

As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio ou girando um parafuso (para esquerda e para a direita).

Paula R. F. Dabus

Leia Também:

Comentários

Lara

Realmente este site ajuda muito as futuras mamãs, principalmente as de primeira viagem como eu... a gente aprende tudo o que precisa saber. O site está de parabens.

Kaah

Estou com 22 semanas e tenho seio invertido, nem sinal que vai sair, será que vou conseguir amamentar?
Tenho medo de não conseguir, muito medo, pois quero amamentar meu bebê!

Bia

Amei essas dicas, pois na minha primeira gravidez não consegui amamentar meus bebes gêmeos, pq o bico do meu seio é pequeno. Agora vou fazer os exercícios e vou conseguir!!!!!Obrig

Sra Ribeiro

Obrigada pela informação*-*

Sra Ribeiro

Em primeiro lugar parabenizo a todos pelo site EXCELENTE!!!
Estamos mega felizes pois estou grávida...tudo é novo...amOOO!!!
Dúvida:para amamentar teria alguma pomada para passar nos bicos dos seios?Se sim qual nome?

Guia do Bebê

Para amamentar você não deve utilizar pomada alguma. O seio deve estar limpo e de preferência a higienização deve ser feita apenas com água limpa e corrente.

Viviaterezinha

meu bico do seio e grande mas nao sai leite e eu esto de 38 sanas

Elisa

Olá Anynha, na minha primeira gestação sofri muito para amamentar, por não ter bico nos seios. Mas não desisti, fui a um banco de leite e me reintegrei muito sobre o assunto. A dica é simples, peça para seu parceiro ajuda-la, o bico se formará e você não sofrerá para amamentar. Sem o bico o bebê terá muita dificuldade para sugar.

Pesquise aqui
Depoimento