Gestantes

Perda de líquido amniótico

A perda do líquido amniótico é chamada de Oligoidrâmnio e não é tão rara. Cerca de 8% das grávidas têm oligoidrâmnio em algum ponto da gestação.

O líquido amniótico tem um papel muito importante na gestação. Além de envolver o bebê, ele possui funções muito importantes como amortecer choques e movimentos bruscos; não deixar o cordão umbilical ser comprimido, o que poderia acarretar diversos problemas para o bebê; manter a temperatura dentro do útero; ajudar na formação do sistema digestivo e respiratório, entre outras.

A perda do líquido amniótico é chamada de Oligoidrâmnio e não é tão rara. Cerca de 8% das grávidas têm oligoidrâmnio em algum ponto da gestação, normalmente no terceiro trimestre.

No decorrer da gravidez, a quantidade de líquido amniótico aumenta. Por volta de 34 a 36 semanas, é provável que uma gestante tenha de 800ml a 1 litro de líquido dentro do útero. A partir daí, a quantidade de líquido começa a diminuir aos poucos, até o bebê nascer.

Existem duas maiores preocupações em relação a perda de líquido amniótico antes do terceiro trimestre da gestação. Como o líquido ajuda no desenvolvimento dos pulmões do bebê, a perda dele pode prejudicar o crescimento desses órgãos. Outra grande preocupação é o parto prematuro. 

A quantidade de líquido que existe no útero pode ser medida por meio de ultrassonografia. Em alguns casos, a partir do terceiro trimestre, se o líquido estiver muito baixo, o médico pode decidir que o bebê se desenvolverá melhor fora do útero do que dentro dele e antecipar o parto.

Diversos fatores podem ajudar a mamãe a perceber que está perdendo líquido amniótico. As gestantes devem ficar atentas aos sinais, principalmente as hipertensas, diabéticas ou que tenham lúpus. Se começar a perder líquido pela vagina ou se o bebê não se mexe com a frequência de antes, é bom procurar um especialista.

Quando o oligoidrâmnio ocorre no terceiro trimestre da gestação não exige nenhuma providência e o médico só ficará acompanhando a gravidez mais de perto. As causas da redução de líquido nem sempre são conhecidas. A diminuição do volume da água é mais observada em épocas de calor, o que pode estar relacionado à desidratação da mãe. Por isso, é importante tomar bastante líquido, fazer repouso e talvez o seu médico recomende banhos submersos.

Assim que identificada a causa, o oligoidrâmnio tem tratamento específico, ele pode ocorrer por ruptura parcial de bolsa, problemas na placenta, anomalias do bebê, síndrome da transfusão feto-fetal e medicamentos que a mamãe ingere.

Fernanda Segantini

Leia Também:

Comentários

Guia do Bebê

Pela sua descrição não é um problema.

Leia o texto do link a seguir:

http://guiadobebe.uol.com.br/perda-de-liquido-amniotico/

Ainda assim, na próxima consulta relate essa ocorrência ao seu médico.

Gabi

Ola estou de 33 semanas e dois dias as vezes sinto que minha calcinha esta molhada, mais nao é xixi, é um liquido meio marrom sera que estou perdendo liquido ?

Guia do Bebê

Leia o texto do link a seguir:

http://guiadobebe.uol.com.br/secrecoes-vaginais-durante-a-gravidez/

Gdts

Estou de 37 semanas e no meu último ultrassom deu volume diminuído de líquido, ILA 61 mm ( normal de 83 a 245 mm), agora meu médico pediu outro exame com urgência e disse que pode ter que antecipar meu parto.Estou preocupada com isto, será que meu bebe corre algum risco.

Guia do Bebê

Riscos existem em qualquer situação, mas quando há um acompanhamento responsável eles são diminuídos. Siga as orientações de seu médico.

Merly

ola, tenho 33 semanas de gestação, e á duas semanas a trás, sem sentir nada tive uma pequena perda de um liquido transparente e sem cheiro. falei com a minha enfermeira e ela disse que provavelmente era perda de liquido amniótico. hoje tive consulta com a obstetrícia e ela disse que estava tudo bem. só tive essa perda durante essa semana. será que esta tudo bem?! :s

Guia do Bebê

Sua médica tem condições de avaliar, nós não temos. Se ela realizou exames e diagnosticou que está tudo bem, você tem duas opções, confiar no diagnóstico ou procurar a opinião de outro médico.

Quando é normal perder o líquido amniótico?

Guia do Bebê

O normal é não haver perda. Porém, quando ela ocorre precisa-se tentar chegar às causas e tentar interromper ou minimizar para que não prejudique a gravidez. Então, quando houver perda, o médico deve ser comunicado imediatamente para que seja feita uma avaliação.

Ray

estou com nove meses de gestaçao e toda vez fico com a calcinha muito molhada ja fui ao medico e ele me diz que nao esta na hora de nasce e me manda pra casa nao sei se e liquido da bolsa ou nao estou preucupada me ajudem

Guia do Bebê

Continue procurando o médico sempre que achar necessário.

Beba água regularmente durante o dia para manter-se hidratada. Não espere sentir cede.

Thata

Ola estou de 36 semanas sinto minha calcinha molhada mas tbm tenho corrimento branco sera que to perdendo o liquido

Depoimento