Pesquisar

O valor da brincadeira

Na infância, brincar é mais importante do que as atividades acadêmicas

publicidade

Não é incomum vermos crianças brincando de super-heróis combatendo monstros imaginários. Por que será que elas passam tanto tempo no mundo da fantasia? Brincar com os outros é muito importante para o desenvolvimento de uma criança, além de ajudá-la a fazer, e manter, amizades. Quando as crianças brincam elas aprendem a cooperar, a distinguir os momentos de liderar ou de seguir outro líder, além de desenvolver uma capacidade de resolução de problemas.

Brincar é uma das mais importantes maneiras que as crianças que ainda não têm o domínio da linguagem podem expressar seus sentimentos. Isso significa que brincar é a linguagem das crianças, principalmente das pequenas. A partir do momento em que as crianças começam a brincar juntas, passam a aprender sobre relacionamentos. À medida que crescem, o jogo ensina as crianças a aguardarem a vez, a partilharem os brinquedos, a respeitarem as regras. Mas, tenha em mente que o objetivo de brincar deve ser relaxar e se divertir! Brincando, a imaginação do seu filho cria asas! Ao ouvir, olhar, tocar, provar e cheirar, ele começa a aprender sobre o mundo e a realidade que o cerca. Brincar sempre fez parte do aprendizado e crescimento infantil, além de proporcionar prazer e diversão.

Duas crianças brincando com cubos coloridos - Foto: Oksana Kuzmina/Shutterstock.com

Os brinquedos que permitem que as crianças usem a imaginação e criem as próprias brincadeiras são os mais adequados para qualquer idade! Muitos brinquedos que são comprados para as crianças não têm essa flexibilidade e não oferecem a oportunidade delas explorarem e criarem. Alguns “brinquedos” que nunca saem de moda são: papel e tinta, água e areia, argila e massinha de modelar, panelinhas e potes, blocos de madeira, roupas velhas para se fantasiar, caixas de todos os tamanhos e formas. Alguns brinquedos e recursos (como vestir fantasias) ​​que permitem que as crianças sejam criativas são de mais valor do que um monte de brinquedos!

Outro item essencial para as brincadeiras: música! A música é importante para as crianças a partir do momento em que nascem. Canções e ritmos ajudam as crianças a relaxarem e se sentirem confortadas quando estão tristes ou chateadas. Dançar e cantar ajuda o desenvolvimento de consciência corporal, linguagem, compreensão da cultura. A música pode tornar-se uma forma de sentir alegria e prazer, e de lidar com o estresse.

Incentive seu filho a brincar! Na infância, muito mais importante do que as atividades acadêmicas é o tempo livre que as crianças têm para brincar. Não subestime o valor de uma brincadeira! Brincar é tão importante no desenvolvimento infantil que é reconhecido pela ONU como um direito de toda criança. Brincar é saudável, reduz o estresse e o risco de obesidade, desenvolve habilidades cognitivas, físicas e sociais, além de ser muito divertido!

publicidade
publicidade