Pesquisar

Nariz das crianças e bebês também precisam de higiene

Higienizadores permitem lavagem nasal mais profunda para ajudar na prevenção e combate de gripes e resfriados

publicidade
A entrada do inverno é o momento de reforçar os cuidados com a saúde respiratória. Afinal, é nessa época que se tornam mais comuns as aglomerações de pessoas em espaços fechados, aumentando a circulação de vírus e bactérias que podem causar infecções como gripes, resfriados e sinusites – sem falar nas temíveis crises de rinite, frequentes quando o clima fica mais seco, como acontece durante o frio.

Estudos mostram que as lavagens nasais agem não só como adjuvantes no tratamento de doenças respiratórias, mas também como preventivas quando realizadas diariamente. “Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados”, afirma a Dra. Maura Neves, otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. “Isso ajuda a manter a mucosa e os cílios nasais batendo de forma eficaz para remover os agressores que entram pelo nariz. Com essas estruturas funcionando bem, nossas defesas ficam mais resistentes”, completa.

lavagem nasal em bebê e criança - Foto: pichaichin0 / pixabay.com

Pensando nisso, a Libbs Farmacêutica lança o Salsep Jet e Salsep Jet Kids, para completar sua linha de cuidados respiratórios e incentivar uma importante medida de prevenção e combate de doenças respiratórias: a lavagem nasal com soluções salinas em jato. “O hábito auxilia na remoção de agentes nocivos que são diariamente inalados e ficam presos no nariz, causando gripes, resfriados e rinites”, explica a médica.

Ciclo da Saúde Nasal

Para uma prevenção efetiva de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias comuns do inverno, é importante incluir a lavagem, higienização e hidratação nasal na rotina de cuidados diários. Para uma limpeza mais profunda, que pode ser realizada pela manhã e à noite, a solução salina na apresentação jet é a ideal. O jato contínuo faz uma lavagem de arraste, removendo mecanicamente os vírus, bactérias e impurezas do nariz.

Ao longo do dia, recomenda-se a higienização nasal com soluções salinas em forma de spray, disponíveis em apresentações menores e mais práticas, para carregar durante o dia. Com jatos mais suaves, essas versões são indicadas quando o objetivo é fazer uma limpeza mais delicada. Para completar os cuidados preventivos, também vale usar soluções em gel para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum quando estamos expostos ao ar seco. “A hidratação fecha o ciclo de cuidados, pois garante o bom funcionamento da mucosa e dos cílios nasais”, diz Dra. Maura.

Confira como proporcionar boa saúde nasal para toda a família:



Os cuidados com as crianças: 

Papais e mamães podem respirar aliviados: é possível apresentar às crianças a lavagem nasal de jato contínuo sem sofrimento. Além de possuir uma embalagem amigável, o Salsep Jet Kids também conta com um jato mais suave, adequado ao nariz delicado das crianças entre 1 e 8 anos. Isso é possível graças à maior amplitude de dispersão do jato, o que o torna mais confortável. Para garantir a segurança durante o uso, o bico aplicador é fixo à embalagem, evitando aspirações acidentais. Estudos mostram que cerca de 80% desses casos ocorrem em crianças de 10 a 24 meses, com sementes e objetos plásticos pequenos. 

Assim como nos adultos, as lavagens podem ser feitas até duas vezes ao dia em crianças, para prevenir e combater doenças respiratórias. O hábito é importante para manter a qualidade de vida dos pequenos, principalmente no início da idade escolar – quando as gripes e resfriados ficam mais frequentes. “Crianças de 1 a 3 anos, por exemplo, podem apresentar até 11 infecções respiratórias ao ano”, aponta Dra. Maura. “Nos mais velhos, pesquisas indicam que o hábito de higienizar o nariz todos os dias reduz as faltas escolares em até 50%”, finaliza.

Saiba mais sobre a importância do Ciclo da Saúde Nasal para as crianças:


como ter uma boa saúde nasal
Conheça a #FamíliaRespira:

Composto por 9 mg/ml de cloreto de sódio, o Salsep Jet Kids® é indicado para lavagem nasal diária em crianças de 1 a 8 anos. Atua na prevenção de gripes, resfriados, rinites e doenças respiratórias. O produto é livre de conservantes e possui jato suave, ideal para o nariz delicado da criança. Com bico de aplicação fixo, sua embalagem é anatômica e vem com espaço para identificação do nome do usuário. O produto não causa ardência, queimação ou irritação.

Composto por 9 mg/ml de cloreto de sódio, o Salsep Jet® é indicado para lavagem nasal diária de adultos e crianças a partir de 8 anos. Atua na prevenção de gripes, resfriados, rinites e doenças respiratórias. O produto é livre de conservantes e possui jato confortável e de alto rendimento. A embalagem é anatômica e vem com espaço para identificação do nome do usuário. O produto não causa ardência, queimação ou irritação

Salsep Jet Kids® e Salsep Jet®

Composto por 9 mg/ml de cloreto de sódio, o Salsep® é indicado para higienização nasal ao longo do dia, em adultos e crianças a partir de 5 anos. Atua na prevenção de gripes, resfriados, rinites e doenças respiratórias. O produto é livre de conservantes: não causa ardência, queimação ou irritação.

Composto por 9 mg/ml de cloreto de sódio, o Salsep 360® é indicado para higienização nasal diária de bebês de 0 a 1 ano. Atua na prevenção de gripes, resfriados, rinites e doenças respiratórias. Sua válvula 360º permite aplicação em qualquer posição, proporcionando mais praticidade para as mamães. O produto é livre de conservantes: não causa ardência, queimação ou irritação. 

Composto por 6mg/g de cloreto de sódio, Maxidrate® é indicado para prevenção e tratamento do ressecamento da mucosa nasal. O produto é à base de Ringer Lactato (solução isotônica de íons, mais fisiológica à mucosa nasal do que o soro) e não contém álcool, o que proporciona maior tolerabilidade e conforto para o uso diário, sem causar ardência. Único com fórmula em gel no Brasil, oferece uma textura com melhor aderência à mucosa nasal, ao criar uma película que protege e impede o ressecamento por um longo período, acelerando o processo de hidratação do nariz. Pode ser usado por crianças e adultos.

Mais informações: www.familiarespira.com.br
publicidade
publicidade