Mil mães amamentando às margens da Baía do Guajará

Mais de 1,5 mil mães amamentaram às margens da Baía do Guajará, em Belém

O evento “Mil mães amamentando às margens da Baía do Guajará” superou as expectativas e reuniu nesta terça-feira, 20/5, cerca de 1,6 mil mães para amamentar seus filhos na Estação das Docas, ponto turístico da capital paraense. O evento quebrou o recorde nacional de amamentação conjunta registrado em Porto Alegre, em 2006, com 150 mães. A iniciativa que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do ato de amamentar é uma promoção conjunta da Associação Amigos da Amamentação (Amamen) e a Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Segundo o Ministério da Saúde, Belém ocupa o primeiro lugar no ranking nacional das capitais brasileiras onde mais se amamenta e é onde está instalado o melhor hospital do Norte do País, a Santa Casa de Misericórdia premiada com o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Santa Casa faz cerca de 500 partos por mês. As mães que dão à luz recebem um certificado e se comprometem a continuar amamentando por pelo menos seis meses. Em dez anos, a mortalidade infantil no Pará caiu de 31 crianças para cada mil nascidas a 18,3 crianças a cada mil que nascem.

O evento precede o X Encontro Nacional de Amamentação (Enam), que acontece nesta quarta-feira, 21, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ainda neste ano, devem acontecer em Belém o I Encontro Amazônico de Banco de Leite Humano e o I Encontrinho de Amamentação, que vai conscientizar crianças sobre o hábito de tomar leite humano.

Crédito das fotos: Cláudio Santos/Agência Pará.

Deixe um comentário