Mamadeira antes de dormir

Conseguir que um bebê durma durante a noite inteira é o sonho de toda mãe ou pai. Não importa a idade da criança, um leitinho quente ou gelado na mamadeira vai muito bem antes do bebê tirar aquela soneca, deixando assim os papais sossegados durante toda noite. Mas será que tomar esse leitinho toda noite antes de dormir faz bem?

Cerca de 50% dos bebês que tomam mamadeira dormem durante toda noite. O leite traz uma substância que é responsável pelo processo do sono, por isso faz com que a criança sinta sono depois de tomar leite. Contudo, é importante lembrar os papais que dar mamadeira toda vez antes do bebê ir dormir não é um hábito muito saudável, que se começar a fazer parte da rotina, a criança precisará sempre da mamadeira para dormir, até mesmo quando acordar no meio da noite.

Este mau hábito da criança pode começar a ocasionar problemas como a cárie de mamadeira. Ela surge exatamente quando se cria este hábito do bebê ser alimentado com mamadeiras com leite, chá ou qualquer líquido contendo açúcar ou mel antes do sono. Se não houver escovação dos dentes nesse período, esse tipo de cárie acomete os dentes rapidamente, pois durante o sono, o fluxo salivar diminui. Os primeiros sinais da cárie de mamadeira constituem manchas brancas e opacas que muitas vezes passam desapercebidas pelos pais.

É importante lembrar que esta limpeza nos dentes não é importante somente para as crianças que tomam mamadeira, mas também para os pequenos que ainda mamam no peito. Para que esta cárie seja evitada nos bebês é importante que a limpeza comece com a erupção dos primeiros dentes (06 meses), principalmente à noite, após a última mamada. A limpeza deverá ser feita com gaze embebida em água filtrada ou outra solução a ser prescrita pelo odontopediatra. Para as crianças que já têm todos os dentinhos completos é necessário que a limpeza se inicie através de escovas infantis com cerdas macias, para não machucar a gengiva e fazer uma boa escovação. Os papais e mamães devem ir acostumando seus filhos a escovar os dentes sempre antes de dormir ou depois da mamadeira, e ir mostrando e ensinando a eles como se faz, tornando assim um hábito para eles.

A solução é substituir a mamadeira na cama por um copo de leite antes de se deitar. Dessa forma, a criança pode continuar tomando o seu delicioso leitinho para dormir tranqüila mas pode escovar os dentinhos antes de dormir.

Rafaela Rosas

Pesquise aqui
 
Depoimento