Hora de ir ao banheiro

A transição das fraldas para o banheiro deve ser feita com paciência e sem pressão.

Muitas mães se desesperam ao ver que seus filhos já grandinhos, às vezes com mais de três anos, ainda não conseguem fazer cocô no banheiro. Apesar de usarem o penico para o xixi, ainda pedem para colocar a fralda na hora do cocô ou acabam fazendo suas necessidades onde estiverem, sujando toda a roupa.

Bebê sentado no penico enquanto atualiza perfil no notebook :-)

A realidade é que a fase de transição da fralda para o vaso sanitário, ou mesmo para o penico, é muito delicada para a criança. Até o simples fato de sentar em um vaso sanitário grande e ficar inseguro de cair dentro do buraco atrapalha o aprendizado. Por isso, é necessário todo o tipo de cuidado na hora de ensinar o seu pequeno a deixar as fraldas.

“A partir dos dois anos e meio de idade é importante começar a explicar para as crianças o uso do penico e do vaso sanitário. Mostrar que todos que crescem fazem isso. E o mais importante é fazer tudo com muita paciência”, esclarece o psiquiatra Fábio Barbirato.

Portanto, não se preocupe se o seu filho tem mais de dois anos e ainda não usa o banheiro para fazer cocô. Cada criança tem o seu tempo para aprender a controlar essa necessidade fisiológica. “Controlar o esfíncter anal, que é o músculo que controla a abertura do ânus, é mais difícil do que controlar o esfíncter uretral, que controla a abertura da uretra. Por isso, as crianças têm mais facilidade em aprender a pedir o xixi do que o cocô”, explica Barbirato.

A criança está preparada para fazer suas necessidades no banheiro quando começa a avisar que fez xixi na fralda. Isso é sinal de que ela já percebe e controla o xixi. Assim que resolve tirar a fralda do filho, a mamãe tem que ter muita paciência e perguntar para a criança de duas em duas horas se ela gostaria de ir ao banheiro. Muitas vezes a criança reluta em parar a brincadeira para fazer xixi, mas é preciso insistir.

Em relação ao cocô, é importante que os pais percebam o horário que normalmente a criança tem vontade e levá-la no banheiro. Conte uma história, converse, tenha paciência, assim seu filho criará confiança e começará a pedir sozinho para ser levado ao banheiro.

Segundo o psiquiatra, não é necessário procurar ajuda profissional antes dos cinco anos de idade. A partir daí, é bom ficar de olho e fazer o acompanhamento com um especialista, pois o problema pode ser tanto físico quanto psicológico.

Fernanda Segantini

Leia Também:

Comentários

Guia do Bebê

Leiam o artigo "A Hora do Desfralde" - http://guiadobebe.uol.com.br/a-hora-do-desfralde/ - esse novo artigo possui informações detalhadas sobre vários aspectos que envolvem o desfralde da criança.

Vivimiguel

Meu filho tem 2 anos e 11 meses ainda usa fralda ele não pede pra fazer e eu falo pra ele vamos no banheiro ele fala não quero e quando tiro a fralda ele faz na roupa, e agora ele ta fazendo muito coco umas 4 vezes nunca sei quando ele quer fazer

Kelen

Olá meu filho tem 3 anos e 7meses e só quer fazer coco se for na fraldinha, as vezes ate aceita sentar no vaso mas nao sai de jeito nenhum, faz xixi normal no vaso, mas cocô nada, quando fica muito apertado pede a fralda, entao acabo colocando pra não prender, ja ofereci de tudo ate a bicicleta q ele quer muito falei que daria se fisesse, não sei se estou agindo certo, mas nao sei mais o q fazer.

Celle

olá , eu tenho um irmão de 4 anos e esse ano ele completa 5, e ele nn faz cocô no vazo, ele diz q tem medo de cair, eu ja tentei conversar com ele, mas nn adianta ele fica berrando, e só faz no chão, --' tô de saco cheio de tanto limpar, toda vida q ele faz. eu falei da historinha ai ele disse q da proxima vez ele vai tentar! vamos ver ner?!

Jacque

Olá,
Meu filho completou 5 anos dia 04/03 deste ano, ele não faz cocô no vaso de jeito nenhum ele me pede para colocar a fralda, já fiz de td, prometi presentes, já conversei e não adianta, já deixei ele 3 dias sem fazer cocô pois disse que não iria colocar a fralda, ele no 3º dia chorou com mt dor na barriga e eu não tive outra solução....oq eu faço? alguém pode me orientar? estou preocupada!

Janny

Minha filha tem 2 anos e 2 meses, ela ainda usa fraldas, j, á fala que fez xixi a ,coco na fralda, mais quando deix ela sem, ela faz na roupa e pedi para trocar a roupa... Percebi que ela esta regredindo, pois tenho a bebe de 2 meses ela quer fazer tudo igual alguém sabe me dizer como me comportar... agradeço abraços

Carol

Oi.tenho filho menino de 3 anos e 11 meses e não faz cocô no vaso só xixi já tentei d tudo historias, presentes,chantagens estou pirando ele é muito esperto não tem medo mais tbm não faz teve uma vez q ele fez duas vezes e não fez deu presente comemoramos muito não teve nenhum trauma e não sei o que fazer estou ficando pirada me ajudem por favor

Lilica

ola tdo bem..O Lucas esta com 3 anos e 5 meses nao mas fralda so p dormir,pois tenho medo q ele faça xixi na cama,quando vai fazer xixi faz sozinho,mas gente na hora do coco kao faz no piniquinho de jeito nenhum...socorro ja wstou ficando doida,ja tentei de tudo historinha,nao sei mas o q fazer preciso de ajuda...bjss

Vivi

Tenho uma filha de 2 anos e 2 meses, estou tentando tirar a fralda dela. Quanto ao coco ela pede pra ir ao banheiro, o problema está no xixi. Eu convido para ir fazer, mas ela faz de conta que não escuta e dali a pouco faz na calça, as vezes parece de propósito, em lugares diferentes não vai ao banheiro de jeito nenhum, fica um bom tempo sem fazer, como devo agir?

Amanda

meu filho de 2 anos não usa fralda de maneira nenhuma mais ta fazendo xixi e côcô na roupa preciso de uma ajuda.

Xanda

Meu filho está fazendo quatro anos e pede para por a fralda para fazer o cocô, não quer nem saber de tentar no vaso sanitário. Já contei histórias, fiz brincadeiras, comprei o peniquinho, o adaptador, prometi presentes e nada. Ele já tem vergonha de fazer na frente dos outros mas não tenta, o que eu faço?

WILSON

meu filho tem mdeo do banheiro entao deixo ele de fralda, mas de manha fica sem ai coloco uma cuequinha e fico obrservado ele.

Pesquise aqui
 
 
Depoimento