Hora de ir ao banheiro

A transição das fraldas para o banheiro deve ser feita com paciência e sem pressão.

Muitas mães se desesperam ao ver que seus filhos já grandinhos, às vezes com mais de três anos, ainda não conseguem fazer cocô no banheiro. Apesar de usarem o penico para o xixi, ainda pedem para colocar a fralda na hora do cocô ou acabam fazendo suas necessidades onde estiverem, sujando toda a roupa.

Bebê sentado no penico enquanto atualiza perfil no notebook :-)

A realidade é que a fase de transição da fralda para o vaso sanitário, ou mesmo para o penico, é muito delicada para a criança. Até o simples fato de sentar em um vaso sanitário grande e ficar inseguro de cair dentro do buraco atrapalha o aprendizado. Por isso, é necessário todo o tipo de cuidado na hora de ensinar o seu pequeno a deixar as fraldas.

“A partir dos dois anos e meio de idade é importante começar a explicar para as crianças o uso do penico e do vaso sanitário. Mostrar que todos que crescem fazem isso. E o mais importante é fazer tudo com muita paciência”, esclarece o psiquiatra Fábio Barbirato.

Portanto, não se preocupe se o seu filho tem mais de dois anos e ainda não usa o banheiro para fazer cocô. Cada criança tem o seu tempo para aprender a controlar essa necessidade fisiológica. “Controlar o esfíncter anal, que é o músculo que controla a abertura do ânus, é mais difícil do que controlar o esfíncter uretral, que controla a abertura da uretra. Por isso, as crianças têm mais facilidade em aprender a pedir o xixi do que o cocô”, explica Barbirato.

A criança está preparada para fazer suas necessidades no banheiro quando começa a avisar que fez xixi na fralda. Isso é sinal de que ela já percebe e controla o xixi. Assim que resolve tirar a fralda do filho, a mamãe tem que ter muita paciência e perguntar para a criança de duas em duas horas se ela gostaria de ir ao banheiro. Muitas vezes a criança reluta em parar a brincadeira para fazer xixi, mas é preciso insistir.

Em relação ao cocô, é importante que os pais percebam o horário que normalmente a criança tem vontade e levá-la no banheiro. Conte uma história, converse, tenha paciência, assim seu filho criará confiança e começará a pedir sozinho para ser levado ao banheiro.

Segundo o psiquiatra, não é necessário procurar ajuda profissional antes dos cinco anos de idade. A partir daí, é bom ficar de olho e fazer o acompanhamento com um especialista, pois o problema pode ser tanto físico quanto psicológico.

Fernanda Segantini

Leia Também:

Comentários

Jajá

Olá amigas,
Vejo q o meu problema tb é de muitas mães, a minha filhinha está c 2 anos e 9 m e já faz xixi no vaso e penico, as vezes até quando ela dorme de tarde já fica sem a fralda, mas na hora do cocô n consegue, acaba fazendo na calcinha, e pior de pé,não consigo fazer de jeito nenhum q ela fique na posição adequada. Alguém se identifica c o caso?
Desde já agradeço

BELLY

O meu filho faz xixi no vaso, porém a hora do cocô se torna um problema lá em casa, ele não pede já deixei ele sem fralda o dia todo, e quando coloco a fralda ele faz é imediato, e o pior ele faz na creche/escola no vaso e em casa não faz, as vezes coloco a fralda só pra dormir ai ele e faz de madrugada, já fiz tudo fico horas com ele no banheiro com jogos, livros,músicas e nada, me ajudem :-(

Ionesantos317

minha filha tem 2 anos e 11meses e não usa o banheiro. As vezes até senta no penico e no vaso e diz que fez xixi, porém não faz nada. Mas é só eu clocara fralda que ela faz na hora. E se eu deixar sem fralda ela não faz nada, prende as necessidades. Ja consegui tirar a fralda de dormir. Não sei mais o que fazer pra ela se sentar no banheiro e fazer a necessidades .

Jana

Olá.. meu filho tem 2 anos e 8 meses... e ja faz xixi sozinho no banheiro a uns 6 meses... mas não faz coco... não sei mais o que fazer... ele entrou na creche ano passado com 1 ano e 8 meses... e todos os coleguinhas fazem as necessidades no banheiro menos ele... me ajudem, por favor.

Guia do Bebê

Ele ainda não está pronto para essa etapa.

Leia o texto do link a seguir:

http://guiadobebe.uol.com.br/a-hora-do-desfralde/

Thay

minha filha tem 3 anos e 2 messe e tou como muita dificuldade pra fazer ela usa penico e minha família não pra dizer pra eu tira falda e acabo deixado ela eu estressada d não sei que fazer
me ajuda por favor

Guia do Bebê

Leia o texto do link a seguir:
http://guiadobebe.uol.com.br/a-hora-do-desfralde/

Christiane

Olá!
Minha filha esta com 2 anos e 9 meses faz um mes que tirei as fraudas dela, eu comprei um peniquinho pra ela mais mesmo assim, ela não quer ir no banheiro, segura e quando vai fica quase meia hora e não faz no pinico, a hora que sai do banheiro ela faz. comecei a trazer o piniquinho na sala e faz xixi. como faço pra ela começar a fazer no banheiro?

Pesquise aqui
 
Depoimento