Linha de cuidado oral - MAM

Gelatina

Linha de cuidado oral - MAM

Gelatina com gosto de saúde

No verão e em dias de calor uma opção de sobremesa que as crianças adoram, faz bem à saúde e não dá trabalho para fazer é a gelatina. As crianças adoram esse “serzinho” que tremula, pois o colorido da gelatina gera um fascínio sobre as crianças, além de ser docinha.

Você sabia que gelatina é retirada das cartilagens e dos ligamentos das juntas ósseas do boi? Essas partes são fervidas para que o colágeno (proteína formada por diversos tipos de aminoácidos) se solte e misture-se com água para resultar em um composto chamado mocotó. A mistura é desidratada, purificada e transformada em pó e é acrescentado açúcar e sabores.

Vantagens da gelatina: ela é fonte de proteína e não tem colesterol, mas nem por isso é para ser consumida de forma exagerada. É uma sobremesa que não tem alto valor calórico, mas contém açúcar, corantes e aromatizantes em sua composição, que fazem engordar e podem causar alergia. Portanto, modere no consumo.

Essa deliciosa sobremesa contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a regeneração de algumas articulações.

Tipos de gelatinas - Devemos lembrar que a gelatina vendida em casas de suplemento (colágeno em pó) é diferente das gelatinas de supermercado. O colágeno em pó está em sua forma pura e as gelatinas que compramos possuem colágeno em menor quantidade.

A introdução da gelatina no cardápio das crianças ajuda a complementar a ingestão de proteínas de outros alimentos, como carne, ovos e feijões. Por isso, a gelatina não deve ser a única fonte de proteína.

No caso das crianças mais gordinhas, a gelatina também é uma boa opção, pois tem baixo valor calórico e, por se ligar a uma grande quantidade de água, faz com que a criança tenha uma sensação de saciedade. E essa sobremesa é recomendada em dietas por possuir alto teor protéico.

Para um maior valor alimentício, a gelatina colorida pode ser misturada às frutas ou batidas com leite condensado ou creme de leite ou ainda as gelatinas sem sabor serem usadas em sucos e iogurtes. Huummm! Vai depender do gosto da criança.

Em períodos de férias escolares, uma boa opção é convocar as crianças para participarem do preparo da sobremesa. Peça para darem idéias e deixe que as crianças misturem os ingredientes. Só cuidado com a água quente.

Essa é uma maneira gostosa e fácil de fazer com que seus filhotes recebam uma alimentação saudável.

Dicas

O colágeno se dissolve em altas temperaturas. Isso explica a necessidade de se dissolver a gelatina em água quente.

Para fazer com que seu filho que está com diarréia consuma o soro caseiro, uma dica é misturá-lo com gelatina.

A gelatina é recomendada apenas para crianças maiores de um ano por conter proteína que são alergênicas, corantes e aromatizantes artificiais.

Bruno Rodrigues

Depoimento