Exercícios físicos na gravidez de mulheres obesas

Com o aumento da obesidade como epidemia mundial, temos inúmeras mulheres obesas em idade fértil. Há diversos fatores de risco materno-fetais relacionadas ao peso corporal em excesso. A mulher obesa tem maior prevalência de amenorréia e infertilidade,  3 vezes mais síndrome dos ovários policísticos e menores chances de sucesso nos tratamentos para fertilidade aumentando a probabilidade de abortamento espontâneo, 6 vezes mais cesáreas, maior o risco de pré-eclâmpsia, hipertensão, diabetes gestacional, macrossomia (bebês com peso acima de 4 quilos), baixo peso ao nascer e infecções no pós-parto.

O ganho de peso corporal é uma variável importante durante a gravidez, que deve ser estipulado de acordo com o peso anterior à gestação, podendo variar de 12 a 18 quilos para mulheres abaixo do peso á 7 quilos para mulheres obesas. Observado os riscos da obesidade na gestação vemos a importância de um trabalho multidisciplinar no atendimento à gestante obesa, com nutricionistas, profissionais de educação física e psicólogos.

Os exercícios físicos promovem diversos benefícios como diminuição de dores lombares, edemas, menor risco de doenças gestacionais (hipertensão e diabetes) e ganho de peso. Sabe-se que uma parcela importante da população de mulheres obesas se deve ao aumento excessivo de peso durante a gestação, e por esta razão que os exercícios são extremamente necessários antes, durante e após a gravidez, pois o sedentarismo é um dos fatores mais prevalentes para o aumento do peso dentro e fora da gravidez. 

Estudos recentes têm relatado menor incremento de peso corporal em mulheres obesas que realizam exercícios na gravidez, com diminuição dos riscos associados. Por este motivo que o aumento do nível de atividade física deve ser estimulado às mulheres antes, durante e após a gravidez. O American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) recomenda para a população em geral que realizem pelo menos 30 minutos de atividades diárias e esta recomendação também é sugerida durante a gestação.

Esta página foi publicada em: 29/11/2011.

Mais deste AUTOR:

Comentários

Nique

Tive uma gravidez anembrionária em Setembro/2012 e agora estou grávida de 7 semanas, estou com muito medo de sangrar novamente e não conseguir segurar meu bebê

Tahiana

tenho 37 anos e estou gravida de 9 semanas do meu 3 filho e peso 92 kg. a hidroginástica é um tipo de exercício para mim? se não, qual outro vc me indicaria?

Guia do Bebê

Não há como indicar um plano de atividades apenas com uma avaliação via Internet. Essa avaliação tem que ser feita por um médico pessoalmente e quando necessário ele solicitará exames para auxiliá-lo na avaliação e recomendação de atividades físicas. Cada indíviduo tem um tratamento diferenciado. Não procurem por fórmulas mágicas, consultem o seu médico antes de qualquer iniciativa.

Suely

sim esqueci de diser ja estou com 39 anos e esa é minha segunda gravides,só q a primeira eu perdi antes de completar os 3 meses.obg.

Suely

sou obessa morbita e estou no 3 mes de gravidez,tenho hipertesão,gostaria de saber se poso faser caminhadas e higroginastica,por favor mim ajude

Dinha

Quero saber quais execicios devo e posso fazer, estou com 20semana.

Aninha

Gostaria de saber tenho 7semana e engordei 10quilos e tem dietas na gravida?

Pesquise aqui
 
Depoimento